Perguntas frequentes
Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI?
O SEI pode ser acessado por qualquer navegador, como Google Chrome e Mozilla Firefox. Caso encontre alguma dificuldade no uso do sistema, tente acessá-lo por outro navegador. Por exemplo, se você estiver utilizando o SEI no Chrome e ocorrer algum problema nesse navegador, tente executar a mesma ação no Mozilla Firefox.
Posso utilizar o SEI em computadores fora do Ministério Público do Paraná?
Sim. O SEI já está disponível para uso em dispositivos fora do Ministério Público do Paraná, basta acessá-lo a partir do link em nosso hotsite. Para efetuar o acesso à distância pode ser necessário adicionar exceção de segurança em seu navegador.
Tenho dúvidas sobre o uso do SEI, o que devo fazer?
Para sanar sua dúvida, primeiro verifique o hotsite e o material de apoio disponível. Caso não encontre a resposta, entre em contato com a área técnica responsável pelo processo. Em último caso, encaminhe sua dúvida por meio do eAjuda.
Onde consulto as unidades do MPPR disponíveis no SEI?
No momento do preenchimento do envio do processo para outra unidade, o sistema apresenta as opções possíveis. Em caso de dúvida, consulte
a lista completa das unidades do MPPR, com seus respectivos código, sigla e nome.
O que devo fazer se a unidade disponível para meu usuário está incorreta?
Você deve solicitar correção de sua lotação/designação ao DGP-DIREG(servidores) ou PGJ-GAB-SEC(membros) ou, caso esta esteja correta, solicitar acesso via eAjuda.
Como devo proceder para ter acesso a outras unidades do SEI?
Se a sua necessidade de acesso a outras unidades for para assinar documentos, é possível utilizar o
. Caso ainda deseje acesso a outra unidade, sua chefia deve solicitar por meio do eAjuda, informando o(s) nome(s) do(s) usuário(s) e a(s) unidade(s) a(s) qual(is) deseja ter acesso e a justificativa para a(s) concessão(ões). Seu pedido será analisado pela equipe do SEI e será atendido quando identificada a efetiva necessidade do acesso.
A unidade da minha chefia é diferente da minha unidade. Como faço para ela dar ciência no processo?
Você deve enviar o processo para a unidade da sua chefia. Consulte as Instruções de Trabalho “
” e “
”.
Como faço para saber qual é a unidade a qual minha chefia possui acesso?
Para identificar a unidade de sua chefia, peça para ela acessar o SEI e identificar qual a sigla que aparece no box no canto superior direito da tela. É para essa unidade que você deverá enviar o processo para sua chefia.
O que é assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica consiste em utilizar o usuário e senha para assinar um documento eletrônico. A assinatura eletrônica ou digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade). Os documentos assinados no SEI exibem as assinaturas eletrônicas ao final da página.
É possível uma pessoa redigir um documento e outra assinar?
Sim. Os usuários podem assinar documentos de processos criados na mesma unidade, mesmo que redigidos por outro servidor. Quando um documento é criado em uma unidade e precisa ser assinado por um usuário em outra unidade, deve-se utilizar o
.
As datas dos documentos eletrônicos podem ser alteradas?
Sim. A data virá preenchida automaticamente com o dia de sua produção, mas poderá ser alterada até o momento da assinatura.
A mensagem “Data do documento inválido” aparece ao incluir um documento externo, o que devo fazer?
Esse erro pode ocorrer utilizando qualquer navegador. Para solucioná-lo, realize o procedimento de inserção de documento externo por um navegador diferente do utilizado inicialmente. Por exemplo: se o erro ocorreu no Firefox, então faça o procedimento de inclusão do documento externo no Chrome. Outra solução é utilizar o modo de navegação anônima no Chrome ou janela privativa no Mozilla. Caso nenhuma das opções resolva o problema, solicite apoio da Equipe SEI por meio do eAjuda.
Como organizar os processos em grupos para facilitar sua localização?
Para organizar os processos em grupos é indicado o uso do “Acompanhamento Especial”, disponibilizado na barra lateral esquerda do SEI. Em seguida, será necessário criar os grupos desejados. Para incluir um processo em um grupo, acesse o processo e clique no ícone
Esta funcionalidade facilita ao usuário acessar o processo, através dos grupos criados, mesmo que ele esteja tramitando em outra unidade. Os grupos ficam disponíveis para todos os usuários da unidade. Por exemplo, o usuário poderá criar grupos como “Em análise”, “Aguardando assinatura”, “Encerrados” e então filtrar os processos por grupo. Os processos concluídos também são mantidos nos grupos, entretanto o processo deve ser incluído em acompanhamento especial antes da sua conclusão. Para mais detalhes sobre "Acompanhamento Especial", acesse
.
Como saber se a unidade de destino recebeu meu processo?
Após enviar seu processo, na tela principal do processo e abaixo do menu de ícones aparecerá uma das seguintes mensagens: “Processo aberto somente na unidade ...” ou “Processo aberto nas unidades: …” Neste caso, NÃO há necessidade de entrar em contato com a unidade de destino para confirmação do recebimento. Atenção! O sistema não envia um e-mail de confirmação quando seu processo é enviado para outra unidade.
Como faço para acompanhar o andamento do meu processo?
Entre no seu processo e clique no ícone “Consultar Andamento”, será possível visualizar o histórico resumido e completo da tramitação.
Enviei o processo para a unidade errada, como faço para recuperá-lo?
Primeiro, verifique na seção de telefones no site do MPPR quais servidores estão lotados na unidade para a qual você enviou o processo. Entre em contato com algum dos servidores daquela unidade e solicite que ele devolva o processo para a sua unidade. Caso essa opção não seja possível, solicite apoio da Equipe SEI por meio do eAjuda.
Como faço para avisar outro usuário sobre um processo no SEI?
Você pode encaminhar um e-mail de comunicação diretamente do SEI para outro usuário. Clique no ícone “Enviar Correspondência Eletrônica”, localizado na barra superior do processo. Uma janela para a elaboração do e-mail desejado será aberta.
O processo foi concluído, eu poderei acessá-lo depois?
Sim. Todos os processos são públicos e estão disponíveis para consulta e acesso no campo de pesquisa, com exceção daqueles resguardados pelos sigilos previstos na legislação pertinente.
Não lembro o número de um processo que criei. Como eu o localizo?
Na tela principal do sistema, na barra lateral esquerda clique no item “Pesquisa”. A tela de pesquisa será aberta. No campo “Usuário gerador” clique no primeiro campo em branco e automaticamente aparecerá o seu usuário. Clique no ícone “Pesquisar”. Todos os processos e documentos criados por você aparecerão como resultado da pesquisa. Para consultar o processo desejado, clique no ícone em formato de árvore ao lado esquerdo da descrição do processo.
Para mais informações acesse a Instrução de Trabalho "
".
Concluí meu processo, e como faço para reabri-lo?
Faça a pesquisa de seu processo conforme orientado na resposta acima. Clique no processo que deseja reabrir. Na tela do processo, clique no ícone “Reabrir Processo” .
O SEI muda a tramitação dos processos no Projudi e no PROMP?
O SEI é um sistema de gestão de processos administrativos voltado apenas para atividades administrativas, portanto não traz impactos sobre as atividades no Projudi (utilizado na tramitação de processos judiciais) e no PROMP (utilizado para a tramitação de procedimentos extrajudiciais).
Posso abrir um protocolo físico de um processo já migrado para o SEI?
Não. Por exemplo, o pedido de férias que era solicitado por meio físico, por e-mail ou pelo Workflow deve ser criado somente no SEI.
Curso SEI USAR:
Como posso aprimorar meu conhecimento sobre o SEI?
Está disponível o curso SEI USAR, oferecido pela ENAP, no Portal Único de Escolas de Governo. Todos os integrantes do MPPR podem se inscrever a qualquer momento e iniciar imediatamente. O curso é gratuito, possui 20h de carga horária e é realizado integralmente à distância. As lições do curso SEI USAR também podem ser acessadas neste link.
Estou com problemas para acessar o Curso SEI USAR. O que faço?
Entre em contato diretamente com o Portal Único de Escolas de Governo. Através do Fale Conosco é possível encaminhar a sua dúvida ou seu problema.
Ainda possui alguma dúvida?
As orientações e dúvidas mais frequentes sobre a utilização do sistema podem ser encontradas no material disponibilizado neste site.
Caso não tenha encontrado a resposta para sua dúvida, entre em contato com o setor responsável pela tratamento de sua demanda. Se a dúvida ainda persistir, entre em contato conosco por meio do eAjuda.