Para seu Conhecimento - nº 341 de 16/8/2022

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução - RDC nº 739/2022, da Anvisa, que proibiu o uso do ingrediente ativo Carbendazim em produtos agrotóxicos no país.

A decisão foi motivada em razão do risco identificado de o Carbendazim ocasionar mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva nos indivíduos.

Como reflexo da decisão, a partir de 8/2/2022 fica vetado, de forma definitiva a comercialização de agrotóxicos formulados com esse ingrediente.

Leia:

■ a Resolução - RDC nº 739/2022.

■  o inteiro teor do voto da Avisa, que "analisa a proposta de Resolução de Diretoria Colegiada que dispõe sobre a proibição do ingrediente ativo Carbendazim em produtos agrotóxicos no país e sobre as medidas transitórias de mitigação de riscos no contexto da determinação judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 0051862-73.2013.4.01.3400".