Para Seu Conhecimento n° 141 - 12 de março de 2021

n° 141 - 12 de março de 2021

 A Secretaria de Estado da Saúde atualizou a Nota orientativa 19/2020 (clique para ler), a qual apresenta recomendações gerais para o manejo de óbitos suspeitos e confirmados pela Covid-19 no Estado do Paraná.

O documento contém orientações para a emissão da declaração de óbito, em especial:

  • se o enfermo faleceu com ou sem assistência médica;
  • se foi ou não confirmada a infecção pelo vírus Sars-Cov-2 (sendo necessário a coleta de material para a realização de exame post mortem em caso de suspeita);
  • a inserção da correta codificação do óbito por Covid-19 (B34.2 e suas derivações);

Há, ainda, instruções sobre o correto manejo, remoção e transporte dos corpos (o que inclui a observância do uso de EPIS) e a realização de funerais e sepultamentos.

Para o sepultamento deverá ser observado se o falecido se encontrava em período de transmissibilidade da doença. Na hipótese de estar dentro deste intervalo, o corpo deverá ser acondicionado em saco impermeável (à prova de vazamento e selado) e a urna não deverá ser aberta para não expor à contaminação os familiares. Diversamente, se a morte ocorreu fora do período de transmissibilidade (circunstância que deve ser atestada por médico), o funeral e sepultamento deverão seguir as regras gerais da nota.