Informações falsas sobre coronavírus (fake news)
INFORMAÇÕES FALSAS SOBRE CORONAVÍRUS
A circulação de “notícias” incorretas, falsas e sem qualquer correspondência com a realidade, especialmente na internet, em nada tem contribuído para a superação do atual quadro de dificuldades. Importante, portanto, na medida do possível, que as promotorias de Justiça detenham informações atuais e fidedignas da situação, para que, quando se compreender desejável, ajam de acordo com as necessidades presentes.
Importante que o Ministério Público inste, regularmente, as instâncias municipais e estaduais de gestão (Regionais de Saúde da SESA/PR) sobre seu dever de informar o conjunto da população, não apenas via internet, mas de outras formas possíveis, de modo rápido, compreensível sobre a evolução das ações em face da doença, de sorte a minimizar eventuais danos à saúde pública e individual, decorrentes de fontes não autorizadas, fixando prazo para informações sobre o quanto foi atendido em relação ao solicitado.
O Ministério da Saúde tem verificado e desmentido boatos que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem sobre o coronavírus, publicizando-os no link: saude.gov.br/fakenews