Febre Amarela
A Febre Amarela (FA) “é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano(1)”. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes e no meio urbano o Aedes aegypti (responsável por transmitir, também, a dengue, a zika e a chikungunya). O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há contágio direto de pessoa a pessoa.
Considerando a gravidade da doença e a sua elevada letalidade, embora seja enfermidade passível de prevenção por vacinação, em 2019, o CAOP Saúde Pública tem adotado providências para, em conjunto com os Gestores Públicos e Promotores de Justiça, enfrentar o avanço da FA no Paraná.
Em vista da densidade epidemiológica do quadro que ora se apresenta, e sua abrangência estadual, as atividades ministeriais relativas à prevenção e monitoramento das atividades do Sistema Único de Saúde, em face da febre amarela, foram consideradas, pela Procuradoria-Geral de Justiça, ações institucionais, em sentido amplo, e não apenas de caráter setorial (saúde), no âmbito do CAOP Saúde e serão periodicamente acompanhadas pela Administração Superior, por meio do sistema PRO-MP.
Apresenta-se, nesse sentido, um conjunto de documentos e informações úteis às Promotorias de Justiça com atuação em saúde pública.
CAOP Saúde Pública
|
Ministério da SaúdeFebre Amarela: causas, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. |
Fiocruz: Febre Amarela: sintomas, transmissão e prevenção
OPAS/OMS: Folha Informativa - Febre amarela
_____________________________
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde A a Z.