O Paraná continua registrando, ainda que em menor frequência, desrespeito à ordem de vacinação contra a Covid-19, a qual é definida nos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Operacionalização.
Recentemente, passamos a contar com a Lei Estadual (PR) nº 20.649, de 27/7/2021, que estabeleceu penalidade de multa entre R$ 5.677,00 e R$ 56.770,00 para aqueles que burlarem maliciosamente a organização da fila.
Acerca desse tema, desde o início da Campanha de Vacinação, em ação conjunta provocada pelo CAOP Saúde com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e, também, mediante entendimento com a Ouvidoria-Geral da SESA, tem sido recebidas, processadas e encaminhadas para as respectivas promotorias de Justiça as denúncias formuladas pela população. Apenas por esse canal foram contabilizadas, até o presente, 498 comunicações válidas sobre tais episódios, em 140 municípios.
No geral, os maiores indicadores negativos estão em Curitiba, com 95 queixas, Ponta Grossa, com 29, em Campo Magro, com 25, em Maringá, com 15 e em Campo Largo com 14. Vide, abaixo, gráfico parcial com os 41 municípios com maiores números de casos e mapa de calor que reflete, por meio da intensidade das cores, a distribuição espacial das ocorrências.

