A logística de transporte e os profissionais que levarão as doses das vacinas e demais insumos (seringas, luvas, algodão, etc) para o início da companha de imunização contra a Covid-19 para todo o Paraná já estão preparados.
Além de aguardar pela liberação da ANVISA e o recebimento da primeira carga, o que deve ocorrer no próximo dia 20/1 (segundo a previsão do governo federal), ainda é indispensável que o Estado e a grande maioria dos municípios elaborem e divulguem seus planos de vacinação. É preciso evitar o risco de que se tenha o medicamento e faltem estratégias locais de distribuição e até mesmo de aplicação dos imunizantes.
Outro ponto pendente é a composição do grupo prioritário que se denomina de "profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19". Não se pode restringir tal grupo, por exemplo, apenas a médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Tem-se várias outras classes de trabalhadores que atuam diretamente junto aos pacientes portadores da doença e que, igualmente, correm alto risco de contágio.
Ou seja, embora se esteja na iminência de iniciar o uso da vacina, há importantes indefinições que devem ser superadas.
____________
Fonte: Secretária de Estado da Saúde, 13/01/2021. Disponível em https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Trabalho-das-equipes-da-Saude-fara-com-que-todos-os-paranaenses-sejam-imunizados