A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná publicou a Nota Técnica nº 10/2023, com orientações aos profissionais de saúde sobre a febre maculosa. 28/06/2023 - 16:24

A Febre Maculosa (FM) é causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapatos infectados. De evolução rápida, a doença é considerada grave e pode levar a pessoa que a contraiu a óbito, se não tratada adequadamente.

Em vista do aumento de casos da FM no Brasil, o Ministério da Saúde expediu a Nota Técnica nº 41/2023-CGZV/DEDT/SVSA/MS, com “diretrizes técnicas e recomendações de conduta para a vigilância da febre maculosa no Brasil de acordo com classificação das áreas”.

No mesmo sentido, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná publicou a Nota Técnica nº 10/2023, com o fim de orientar os profissionais de saúde sobre enfermidade, principalmente quanto ao seu manejo. O documento apresenta informações sobre a situação epidemiológica, as manifestações clínicas, os sintomas, diagnóstico, testes e tratamento específico.