Covid-19: nota Técnica do Ministério da Saúde informa sobre nova variante e atual situação epidemiológica. 30/08/2023 - 15:21

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente publicou, em 18/8/2023, a Nota Técnica n. 51/2023-CGVDI/DPNI/SVSA/MS, que informa acerca da nova variante de interesse EG.5 e da variante sob monitoramento BA.2.86 do SARS-COV-2, além da atual situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil e orientações para a vigilância genômica.

Segundo o documento, ainda não há evidências de que a EG.5 e BA.2.86 escapem à imunização ou impactem no aumento dos casos graves no país. As orientações seguem as mesmas e o Ministério da Saúde reforça que a vacina é ainda a melhor forma de proteção.

Com a redução do número de casos de covid-19, orienta-se que seja priorizado o diagnóstico laboratorial por RT-PCR, a fim de que amostras possam ser submetidas a análise genômica, possibilitando a detecção precoce de mudanças no cenário epidemiológico.

O Ministério da Saúde reforça, ainda, a necessidade da manutenção da adoção das medidas de prevenção e controle, dentre elas a vacinação; as medidas de vigilância epidemiológica frente à novas variantes/linhagens; e as medidas não farmacológicas (em especial higienização frequente das mãos, uso de máscaras de proteção facial -principalmente por indivíduos com fatores de risco para agravamento pela covid-19, e isolamento de casos suspeitos e confirmados), de modo a diminuir a propagação da covid-19 (e consequentemente das novas variantes/linhagens do SARS-CoV-2) no território nacional.

Leia aqui íntegra do documento.