Passo a Passo e Material de Apoio para Rodas de Conversa
PASSO 1 – Cadastro virtual dos Municípios que integram a Comarca
O Promotor de Justiça com atribuições preferencialmente nas áreas de defesa da saúde pública e de defesa dos direitos e garantias constitucionais (nada impedindo, todavia, a atuação do Promotor de Justiça local que exerça atribuições em outras áreas afetas à temática da drogadição, em concordância com os demais Promotores de Justiça lotados na Comarca detentores das atribuições específicas preferenciais) deverá:
1.1 Instaurar Procedimento Administrativo – PA, junto ao PRO-MP, para cada um dos municípios integrantes da comarca em que as rodas de conversa serão realizadas;
1.2 Cada PA deverá ser registrado mediante o preenchimento dos campos área de atuação principal - “Apoio Comunitário”, palavra-chave “Rodas de Conversa sobre Drogas”, com a seguinte descrição “Realização de Rodas de Conversa sobre Drogas no Município de XXX”;
1.3 Finalmente, no campo vínculo com projeto/plano de ação institucional, selecionar a opção “Projeto Semear”.
PASSO 2 - Estabelecimento de parcerias locais
O Promotor de Justiça local deverá estabelecer contato com o Núcleo Regional da Educação, a Regional de Saúde, o Escritório Regional de Assistência Social e os órgãos locais/regionais de segurança pública (Patrulha Escolar, PROERD, etc) que atendem os municípios de abrangência da comarca onde exerce suas atribuições manifestando o interesse em promover as rodas de conversa para que esses indiquem quem são os parceiros locais que poderão participar como mediadores das rodas de conversa. A partir da indicação serão estabelecidos dia e hora em que ocorrerão as rodas.
Caso haja interesse na realização da iniciativa em outros espaços públicos como praças, auditórios, etc., o Promotor de Justiça entrará em contato também com os parceiros locais (Polícia Militar, Prefeitura, Associação Comercial, etc) no intuito de viabilizar a realização das rodas nesses locais, providenciando alvará de funcionamento, autorização para a utilização de espaço particular, apoio da Polícia Militar, etc.
PASSO 3 - Debates Preparatórios
No caso da comunidade escolar, o Diretor, pedagogo ou professor indicado pelo NRE em cada escola promoverá debates preparatórios com os alunos, pais e/ou responsáveis, baseados em material didático previamente selecionado e encaminhado pelo Projeto Estratégico SEMEAR em parceria com SEED/PR e a SESA/PR semanas antes da realização das rodas de conversa.
Nos espaços públicos não havará debates preparatórios. Sugere-se a exposição do material audiovisual que servirá de material de apoio no mesmo dia em que se realizarão as rodas de conversa.
PASSO 4 - Seleção de público-alvo
Na comunidade escolar o diretor, pedagogo ou professor indicado selecionará o público que participará dos debates em roda de conversa. Algumas escolas podem escolher representantes de turmas, outras pais e/ou responsáveis que acompanhrão a iniciativa, e outras poderão escolher alunos que mais demandem esse tipo de intervenção. Nada impede que, de comum acordo, as rodas sejam realizadas com toda a comunidade escolar.
Nos espaços públicos há necessidade de disponibilização de espaço e instrumental apropriados para que as falas sejam ouvidas por todos os presentes (fornecimento de microfones e palanques, etc).
Passo 5 - Discussão nas rodas de conversa
Os Promotores de Justiça e demais profissionais indicados buscarão responder em conjunto as perguntas elaboradas durante os debates preparatórios, bem como as que surgirem durante as rodas de conversa. O objetivo não é repassar conhecimento através de palestras, mas estimular a dialogicidade entre os participantes, bem como a necessidade de comunicação e articulação entre os saberes comunitários com os saberes sistematizados nas áreas de saúde, educação, assistência social e segurança pública, com vistas à construção de projetos de vida emancipatórios para todos os envolvidos e soluções pessoais e coletivas para os problemas identificados.
Passo 6 - Coleta de questões
Orienta-se que os Promotores de Justiça coletem as questões mais relevantes para que sejam encaminhadas posteriormente à finalização das rodas de conversa à Coordenação do Projeto Estratégico Semear, a fim de subsidiar a busca por dados estatísticos e de conhecimento científico para as próximas rodas de conversa a serem realizadas no ano subsequente.
Passo 7 - Remessa de informações à Coordenação do Comitê de Enfrentamento às Drogas e do Projeto Semear
Orienta-se que os Promotores de Justiça remetam, à Coordenação do Projeto Estratégico Semear, juntamente com as questões mais relevantes suscitadas durante as rodas de conversa, um relato sobre a experiência com fotos do(s) evento(s) do(s) quais participou e eventuais sugestões para o(s) aprimorarmos nos próximos anos, no intuito de viabilizar o acompanhamento dos resultados da iniciativa.
Material de Apoio
2019
-
-
-
- Curso de Capacitação e Rodas de Conversa 2019
2018
* É necessário instalar o Adobe Flash Player para acessar o vídeo
-
Material proposto na Orientação nº 16/2018 para subsidiar as discussões nas rodas de conversa:
- Vídeo 1: “Do Limão uma limonada”
Público Alvo: Educadores(as) e Equipe Pedagógica
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZVSPctUSa_A
- Vídeo 2: “Proteger é Preciso” Episódio 7
Público Alvo: Estudantes
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VNp9Z7RJLiE
- Filme “Bicho de 7 cabeças”
Público Alvo: Educadores(as), Estudantes do Ensino Médio e Comunidade Escolar
Sinopse: Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
Fonte: https://omelete.com.br/filmes/criticas/bicho-de-sete-cabecas/?key=21462
- Filme: “Pro Dia Nascer Feliz”
Público Alvo: Educadores(as) e Equipe Pedagógica
As situações que o adolescente brasileiro enfrenta no precário sistema de educação público do país, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de locais dos mais variados tipos de três estados diferentes, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202278/
- Cadernos Temáticos Desafios Educacionais Contemporâneos
PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/tematico_drogas2008.pdf
CULTURA E SOCIEDADE - PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS NA ESCOLA
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/tematico_drogas2010.pdf
Material complementar sugerido pela Coordenação do Projeto Estratégico Semear:
Também podem subsidiar a realização das rodas:
- Os próprios vídeos classificados no “1º Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas”, promovido pelo Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – DEPSD no ano de 2017, disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=aerTLOOPdrI;
- Os filmes e séries indicados pela Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP e Especialista em Dependência Química Maria de Fátima Rato Padin, que foi consultada pela Coordenação do Projeto Estratégico Semear e teceu as seguintes considerações, indicando os filmes/séries abaixo relacionados:
"Filmes, livros e histórias são ferramentas importantes para estimular a imaginação. Mergulhar em histórias que não fazem parte de nossas vidas nos ajuda a entrar na pele de outra pessoa e ver o mundo a partir da perspectiva dela. Em outras palavras, o cinema pode nos ajudar a desenvolver empatia, como explica o especialita norte-americano Brady Norvall. “Isso [a experiência do cinema] desenvolve a empatia e melhora a nossa percepção do outro." Os jovens precisam ser capazes de se comunicar efetivamente sobre suas emoções, sentimentos e medos. É importante mostrar histórias de outras pessoas que fizeram coisas diferentes e foram bem sucedidas, assim como exemplos que podem nos inspirar. Nesse contexto, promover fatores de proteção, trazendo para a vida dos adolescentes e jovens discussões atuais, que tenham impacto sobre o cotidiano deles, como o bullying, e possibilitem a reflexão, o desenvolvimento de tolerância e o espírito de solidariedade, é o caminho mais indicado, pois em lugar nenhum do mundo falar insistentemente sobre os malefícios e a degradação provocada pelas drogas deu certo."
• Para educadores: Merlí
Um professor de Filosofia do Ensino Médio causa confusão por onde passa e serve de inspiração para todos os seus alunos. Sinopse e mais informações disponíveis em: https://www.netflix.com/br/title/80134797
• Para os alunos:
- O Menino do Pijama Listrado, de Mark Herman
Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.
- Kundun, de Martin Scorsese
Desde a infância até a idade adulta, o décimo quarto Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibet, lida com a opressão chinesa que pretendia tomar posse da região. “O filme mostra exatamente porque o líder possui essa força tão grande, devido sua visão de mundo e poder que devem ser reconhecidos.”
- Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood
Após uma tragédia na infância obscurecer suas vidas, três homens se reencontram quando um deles perde sua filha. “É sobre viver em comunidade, as raízes e as experiências que temos, como o tempo nos molda e como as vezes as pessoas perder perspectiva quando eles não têm outros para apoiá-los.”
- Intocáveis, de Olivier Nakache e Eric Toledano
Um acidente de paraquedas deixa um milionário aristocrata tetraplégico e ele contrata um jovem recém saído da prisão para ser seu cuidador. “Um filme derradeiro que ilustra a diferença entre empatia e compaixão. É uma maravilhosa lição para todos que assistirem.”
- Dentre outros materiais, como o abaixo relacionado, que explicitam a importância das relações interpessoais e da conexão como fatores de proteção contra o uso abusivo de drogas, do canal "Kurzgesagt – In a Nutshell", disponível no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=-Y95TGneTdM (versão em inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=__ZEiQW4IPo&t=39s (versão em português)
2017
Texto Base - Crônica “
”, da obra “A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta”, do autor Ferreira Gullar;Vídeos contendo trechos de entrevistas com o Médico Anthony Wong, Doutor em Pediatria, sobre a maconha: Vídeo 1, Vídeo 2 e Vídeo 3