Cartilhas, Guias e Publicações

Cartilhas do Curso ESCUTA - Estratégias Integradas de Cuidado aos Usuários de Álcool e outras Drogas  

Módulo I - Este Módulo tem como objetivo contribuir para um olhar ampliado sobre o fenômeno do uso de drogas e possibilitar aos profissionais de saúde gerenciar casos de pessoas que apresentam problemas com algum tipo de droga. 

Módulo II  - No segundo Módulo é abordada a Entrevista Motivacional, uma ferramente essencial para o uso diário nos acolhimentos e tratamentos de pessoas dependentes de álcool e/ou outras drogas na rede de saúde. 

Módulo III  -  O objetivo deste módulo é apresentar, de forma sintética, algumas formas de intervenção, descrevendo determinados aspectos das técnicas, orientando o contexto mais apropriado para a aplicação de cada uma delas e oferecendo um referencial robusto para os interessados em se aprofundar mais nas técnicas de intervenção e no tratamento de usuários de substâncias.


Cartilhas da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas / Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

 

Cartilha Maconha e Cocaína
Cartilha Álcool e Jovens
Cartilha sobre Tabaco
Cartilha Mudando o Comportamento
Cartilha para Educadores
Cartilha para pais de crianças
  • Cartilha sobre maconha cocaína e inalantes : oferece dados e informações científicas atualizadas sobre o tema, apresentadas de maneira leve e informal.
  • Cartilha álcool e jovens : esta série, construída com base nas necessidades expressas por múltiplos setores da população e em conhecimentos científicos atualizados, procura apresentar as questões de forma leve, informal e interativa com os leitores.
  • Cartilha sobre tabaco : apresenta dados atualizados e científicos sobre esse tema tão relevante e, ao mesmo tempo, tão delicado.
  • Cartilha mudando comportamentos : destinado a todos aqueles que estão um pouco, ou muito, incomodados com seu próprio consumo de alguma substância, seja bebida, cigarros, maconha, calmantes, cocaína ou outras substâncias.
  • Cartilha para educadores : educadores de ensino fundamental e médio são, cada vez mais, cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem lidar de modo efetivo com alunos que necessitam atenção especial nessa questão. 
  • Cartilha para pais de crianças : sugere atitudes que podem ser adotadas na educação dos filhos para que, mais tarde, eles tenham poucas chances de virem a abusar de álcool, cigarros e outras drogas.
  • Manual "Como ajudar uma pessoa dependente de drogas" : contempla uma série de procedimentos e orientações que representam novos caminhos para auxiliar casos de dificuldades entre os dependentes químicos e seus familiares. Alguns dos itens abordados são: comunicação assertiva, prática de mindfulness (atenção plena) e a regulação emocional (equilíbrio emocional).
  • Cartilha prática de como pais e responsáveis podem atuar como agentes de prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas por adolescentes : A cartilha apresenta 12 práticas úteis para pais e responsáveis atuarem como agentes de prevenção e na proteção de crianças e adolescentes em relação ao consumo de drogas.
  • Cartilha "Legislação sobre drogas no Brasil" : O material busca informar o leitor a respeito da legislação brasileira sobre a drogas a partir de onze perguntas.

 Publicações direcionadas a profissionais que atuam na área

 

Prevencao_Educadores
Perguntas_Respostas_Centro_POP
Guia_AD
Drogas e Direitos Humanos
Guia sobre Drogas para Jornalistas
Cartilha sobre o crack
Crack é possível vencer
O tratamento de usuário do crack
MP e Tutela à Saúde Mental
Livro Integracao de Competencias
  • Cartilha sobre o crack: Cartilha do Conselho Nacional de Justiça com informações básicas sobre o tema aos colaboradores do sistema de justiça.
  • Crack, é possível vencer : nesta cartilha são apresentadas as diretrizes e estratégias propostas pelo programana Ceack, é possível vencer! Apresenta ações e serviços disponibilizados pelo Governo federal para o enfrentamento ao crack.
  • O Tratamento do usuário de crack : a obra aborda aspectos como neurociência, diagnóstico, avaliação, tratamento e reabilitaçã, com foco ainda na busca por políticas públicas consistentes e efetivas.
  • Ministério Público e Tutela à Saúde Mental: Cartilha publicada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sobre a proteção de pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos e de usuários de álcool e drogas.
  • Integração de Competências no desempenho da atividade judiciária com usuários e dependentes de drogas : material utilizado no curso a distância promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as Faculdades de Medicina e de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Apresenta propostas intersetoriais nas áreas jurídica, da educação, saúde e assistência social para o enfrentamento do fenômeno das drogas em suas diferentes interfaces.
  • Curso Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento: executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na modalidade de Educação a Distância (EaD), conta com a participação de profissionais da rede básica de saúde e de unidades de referência voltadas ao cuidado de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas e tem como objetivo capacitar profissionais das áreas de saúde e assistência social para a correta identificação e abordagem dos usuários de álcool e/ou outras drogas, familiarizando-os com diferentes modelos de prevenção e instrumentalizando-os para trabalharem formas adequadas de intervenção e encaminhamento, respondendo às demandas existentes em seu cotidiano de trabalho, sempre em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

 Publicações direcionadas para o público em geral

 

 

  •   Diretrizes Gerais Médicas Para Assistência Integral ao Dependente do Uso do Crack : explica o que é o crack, quais os riscos e consequências do uso da droga, além de seu histórico e aspectos gerais no tratamento do usuário e os tratamentos indicados para cada caso.
  • A tragédia do alcoolismo: causas, consequências e prevenção : produzido pelo Conselho Federal de Medicina, o livro faz parte da série drogas lícitas e ilícitas e apresenta os efeitos farmacodinâmicos da substância, também refletindo sobre políticas de prevenção e controle. 
  • Como ajudar uma pessoa dependente de drogas : o Manual, publicado pela SENAPRED, contempla uma série de procedimentos e orientações que representam novos caminhos para auxiliar casos de dificuldades entre os dependentes químicos e seus familiares. Alguns dos itens abordados são: comunicação assertiva, prática de mindfulness (atenção plena) e a regulação emocional (equilíbrio emocional).
  • 12 Práticas de como pais e responsáveis podem, no dia a dia, proteger o futuro das crianças e adolescentes em relação ao uso de tabaco, álcool e outras drogas :A cartilha apresenta 12 práticas úteis para pais e responsáveis atuarem como agentes de prevenção e na proteção de crianças e adolescentes em relação ao consumo de drogas.
  • 11 perguntas para você conhecer a legislação sobre drogas no Brasil : O material busca informar o leitor a respeito da legislação brasileira sobre a drogas a partir de onze perguntas. São abordados temas como: a razão da existência da legislação sobre drogas no país e desde quando existem leis que cuidam desse assunto, bem como de que modo a Lei de Drogas beneficia as pessoas e direciona as atividades de prevenção ao uso de drogas; atividades de reinserção social e econômica dos usuários e dependentes de drogas; repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, entre outros. Também se discute a diferença entre o usuário e o traficante de drogas e o quê a Justiça pode fazer para garantir o acesso aos serviços de atenção à saúde aos usuários ou dependentes que estiverem presos e nos casos em que eles permanecem em liberdade. Por fim, é apresentada a estrutura e o funcionamento da SENAPRED.
Publicações direcionadas aos adolescentes

  • SESI e você na prevenção das drogas: Caderno do adolescente : a ideia é garantir que adolescentes, pais e educadores apropriem-se com facilidade do referido tema e, sobretudo, tornem-se corresponsáveis pelo fortalecimento de redes que visem o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de combate às drogas.