Projeto Semear

O Projeto SEMEAR é a estratégia do Ministério Público do Paraná para o enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas. Por meio de uma atuação integrada de membros e servidores da instituição, o projeto busca construir, de forma coletiva, diretrizes que resultem em políticas públicas de prevenção e de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas.

 

 

Precisa de ajuda?

 

 

Cartilhas e vídeos

 

Telefones úteis

 

Temas polêmicos

 

Perguntas frequentes

 

 

 

Destaque

12/2022 - Artigo elaborado pela Coordenação do Comitê do MPPR de Enfrentamento às Drogas é publicado no E-book "MP, Justiça e Sociedade - Volume 4"

 

O artigo "A mobilização da política pública psicossocial na superação da vitimização feminina catalisada pela codependência química", de autoria da Coordenação, foi publicado no 4° Volume do E-book "MP, Justiça e Sociedade", lançado dia 14/12/2022.

A publicação reúne 20 artigos elaborados por integrantes do Ministério Público do Paraná e da comunidade acadêmica paranaense. A valiosa iniciativa dos que se dispuseram a escrever resultou em importantes textos para diferentes áreas de atuação, sempre no intuito de fomentar e estimular novos conhecimentos, como uma característica inseparável da missão de uma Escola Superior, sendo certo que as publicações proporcionam um espaço para compartilhamento de ideias sobre temas teóricos e práticos, sintonizados com o momento, com a atualidade.

Leia a íntegra do Artigo aqui.

Acesse mais publicações da Coordenação aqui.


 

Notícias

08/08/2022 - Artigo de opinião "Cannabis seletiva?", elaborado pela Coordenação do Projeto Semear, está disponível para acesso no site do MPPR

Artigo

Em 03/08/2022, o artigo de opinião elaborado pela Coordenação do Projeto Semear "Cannabis seletiva?" foi publicado no site institucional do MPPR. O artigo foi inspirado em consulta formulada à Coordenação do Comitê de Enfrentamento às Drogas pleiteando estudo sobre a substância vulgarmente conhecida como “skank gold”, “maconha skank”, “skunk” ou “supermaconha”, a fim de subsidiar quesitação complementar em autos de processo criminal. No laudo definitivo, o perito constatou que a droga apreendida era maconha (Cannabis sativa), em que pese o réu, em seu depoimento, tenha afirmado que se tratava da substância conhecida como “skank gold”, uma variação da maconha produzida em estufa e com índice de THC bastante superior à maconha tradicional.

Leia a íntegra do Artigo aqui.


📚 Atualização de Materiais de Apoio

📗 Abordagem Breve / Mínima / Básica na cessação do Tabagismo: Uma ação ao alcance de todos os profissionais de saúde

 

A cartilha é parte das ações estratégicas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular a cessação do tabagismo. Nela estão incluídas orientações para o profissional de saúde sobre como abordar o paciente para saber se ele é fumante e, em caso afirmativo, orientá-lo a parar de fumar. A abordagem pode ser feita em poucos minutos e em qualquer atendimento - seja em uma consulta médica, psicológica, nutricional, assistencial, odontológica, de atividade física ou estética.


📗 Parar de Fumar: Um Guia de Autoajuda

 

O material, publicado em 2021, inicia apresentando informações sobre o tabaco e seu impacto na saúde individual e coletiva, também discorrendo sobre as principais doenças associadas, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Câncer, Tuberculose e Asma brônquica. São descritos os três estágios em que as pessoas passam ao tentar parar de fumar: Preparando para parar, Parando de fumar e a Recaída, com estratégias para lidar com a última etapa. Por fim, é apresentado o tratamento farmacológico e as opções disponíveis. 


📗 Cartilha "Os riscos do uso da maconha na família, na infância e na juventude"

 

Esta cartilha deseja orientar as famílias, que solicitaram especifícação nos temas como: dependência, evasão escolar, destruição dos laços familiares, danos à saúde, suicídio, pobreza e risco de morte. Como vemos que falta ainda uma boa informação para orientar as famílias sobre a gravidade do uso recreativo, apresentado como inofensivo, bem como sobre a eficácia do uso terapêutico, vimos muito oportuno publicar material técnico que possa auxiliar seu discernimento e ajudar também outras famílias.