Projeto Semear

O Projeto SEMEAR é a estratégia do Ministério Público do Paraná para o enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas. Por meio de uma atuação integrada de membros e servidores da instituição, o projeto busca construir, de forma coletiva, diretrizes que resultem em políticas públicas de prevenção e de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas.

 

Precisa de ajuda?

Cartilhas e vídeos

 

 

 

Telefones úteis

 

 

 

Temas polêmicos

 

Perguntas frequentes

Destaque

06/2022 - Lançamento da Resenha Descritiva do Guia da OMS sobre Serviços Comunitários de Saúde Mental: promovendo abordagens centradas na pessoa e baseadas em direitos

Segundo novo entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados relacionados à saúde mental não devem se limitar a aspectos biomédicos, contemplando também questões como uso de drogas, direitos humanos, recuperação e assistência social. Para discutir as orientações da OMS e os desafios na sua implementação, o Ministério Público do Paraná realizou uma live na segunda-feira, 27 de junho. O evento é alusivo ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (26 de junho).

Participaram da live como expositores o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção aos Direitos Humanos, a procuradora Mônica Louise de Azevedo, coordenadora do Caop de Assistência Social, a promotora de Justiça Caroline Chiamulera e o promotor Guilherme de Barros Perini, que coordena o projeto Semear.

Durante o evento, foi lançado um e-book com as diretrizes da OMS sobre saúde mental – a Resenha Descritiva do Guia sobre Serviços de Saúde Mental Comunitária: Promovendo Abordagens Centradas na Pessoa e Baseadas em Direitos (2021), editado originalmente em inglês e traduzido para português por iniciativa do Projeto Semear.

Acesse a íntegra do e-book clicando aqui.

 

Notícias

27/06/2022 - Artigos elaborados pela Coordenação do Comitê de Enfrentamento às Drogas e Projeto Semear são publicados nas revistas do MPPR e do TJPR

➪ O terceiro volume do E-book "MP, Justiça e Sociedade", publicado pela Escola Superior do Ministério Público, reúne uma coletânea de 24 artigos, dentre os quais se inclui o artigo de autoria da Coordenação do Projeto Semear "Programas judiciais de responsabilização para agressores: Redução do dano social na superação da violência catalisada pelo consumo de drogas".

Acesse o E-book clicando aqui.

➪ A terceira edição da Revista Eletrônica da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/TJPR), criada com o intuito de proporcionar um espaço para que pesquisadores da área da violência doméstica e familiar e estudiosos da área de humanidades divulguem suas produções, também contempla o artigo elaborado pela Coordenação "A paz do mundo começa em casa: Gestão holística da violência doméstica catalisada pelo consumo de drogas". Além das contribuições com artigos e textos encaminhado pelos autores, a publicação engloba projetos relativos à atuação profissional perante os setores especializados de atendimento à violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito do Sistema de Justiça e dos núcleos especializados de atendimento às vítimas, notadamente quanto à atuação multidisciplinar nas áreas de Psicologia e Serviço Social. 

Acesse a Revista Eletrônica aqui.

Acesse mais publicações da Coordenação clicando aqui.

📚 Atualização de Materiais de Apoio

📗 Abordagem Breve / Mínima / Básica na cessação do Tabagismo: Uma ação ao alcance de todos os profissionais de saúde

A cartilha é parte das ações estratégicas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular a cessação do tabagismo. Nela estão incluídas orientações para o profissional de saúde sobre como abordar o paciente para saber se ele é fumante e, em caso afirmativo, orientá-lo a parar de fumar. A abordagem pode ser feita em poucos minutos e em qualquer atendimento - seja em uma consulta médica, psicológica, nutricional, assistencial, odontológica, de atividade física ou estética.


📗 Parar de Fumar: Um Guia de Autoajuda

O material, publicado em 2021, inicia apresentando informações sobre o tabaco e seu impacto na saúde individual e coletiva, também discorrendo sobre as principais doenças associadas, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Câncer, Tuberculose e Asma brônquica. São descritos os três estágios em que as pessoas passam ao tentar parar de fumar: Preparando para parar, Parando de fumar e a Recaída, com estratégias para lidar com a última etapa. Por fim, é apresentado o tratamento farmacológico e as opções disponíveis. 


📗 Cartilha "Os riscos do uso da maconha na família, na infância e na juventude"

Esta cartilha deseja orientar as famílias, que solicitaram especifícação nos temas como: dependência, evasão escolar, destruição dos laços familiares, danos à saúde, suicídio, pobreza e risco de morte. Como vemos que falta ainda uma boa informação para orientar as famílias sobre a gravidade do uso recreativo, apresentado como inofensivo, bem como sobre a eficácia do uso terapêutico, vimos muito oportuno publicar material técnico que possa auxiliar seu discernimento e ajudar também outras famílias.


A atuação do MPPR na área de políticas afetas à drogadição

Artigo de Guilherme de Barros Perini, promotor de Justiça e coordenador do Projeto Semear

O uso abusivo e a dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas têm se difundido em escala mundial. De acordo com os dados do Relatório Mundial sobre Drogas, lançado em 2017 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 29,5 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos sofrem de transtornos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas, isso em um universo de mais de 255 milhões de indivíduos que usaram drogas pelo menos uma vez no ano em que a pesquisa foi realizada (2015).  Leia mais >>

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem