Do Acolher ao Transformar

Tendo como base os pilares (1) Acolher; (2) Olhar; (3) Refletir; (4) Decidir; (5) Cuidar e (6) Transformar, o projeto oportuniza espaços reflexivos para que, em grupo, autores de violência doméstica e familiar da Comarca de Manoel Ribas possam dialogar sobre as causas e consequências de seus atos, sendo incentivados a adotar perspectivas e visões mais respeitosas e saudáveis de convivência.

A proposta foi desenvolvida pela Promotoria de Justiça de Manoel Ribas diante do alto índice de ocorrências de violência doméstica de gênero contra a mulher na comarca.

Atualmente o projeto conta com instituições parceiras que asseguram a sua continuidade, como: o Município de Manoel Ribas, o Município de Nova Tebas e o Poder Judiciário atuante em Manoel Ribas.

Com a Coordenação da Oficial de Promotoria , Aline Ferreira Jorge Heizen, e sob a supervisão do Promotor de Justiça, Teilor Santana da Silva, o projeto visa à implementação de um serviço de educação, conscientização e responsabilização para homens autores de violência doméstica de gênero, buscando romper com o ciclo de violência.

Após entrevistas individuais com os participantes e mapeados o seu contexto de vida e perspectivas, esses serão convidados a participar dos encontros compreendidos pelo projeto.

No que diz respeito a sua dinâmica, tratam-se de 6 (seis) encontros, que são iniciados a partir de palestras temáticas feitas por profissionais de áreas diversas e então, em seguida, os participantes podem partilhar suas reflexões em um Círculos de Construção de Paz na modalidade de diálogo temático.

Ao final de cada encontro, os participantes preenchem fichas de feedbacks e recebem um monitoramento pela equipe responsável, realizando nova entrevista ao final dos 6 (seis) encontros e também por após 90 (noventa) a finalização do grupo.

A participação no projeto é ofertada como medida protetiva elencada no art. 22, inciso VI, da Lei Maria da Penha ou como forma de cumprimento de sentença condenatória.

 

Para saber mais >> consulte a minuta do projeto clicando aqui .

Eliane Beckhauser, Iara Ricken Wesller, Raquel Cristina Wolff e Aline Ferreira Jorge Heinzen          

(1ª Entrevista – turno manhã)

Thais Regina Castilho de Oliveira, Thais Elias de Moura, Eliane Beckhauser e Aline Ferreira Jorge Heinzen

(1ª Entrevista – turno tarde)