Dúvidas frequentes

O Ministério Público do Paraná tem uma novidade para seus aposentados!

Troca de login e senha dos aposentados
Em agosto, todos os integrantes aposentados do MPPR Receberam novo login institucional (alfanumérico) e uma senha provisória, que poderia ser alterada de acordo com a preferência de cada um. 
O novo login e a senha visam proporcionar maior segurança no tratamento dos dados pessoais de quem acessa o Portal dos Aposentados para consultar contracheque, auxílio-saúde, declarações de rendimentos, entre outras informações.
Também são imprescindíveis para que os aposentados realizem o recadastramento e a prova de vida, procedimentos necessários para a manutenção de seus benefícios.
Abaixo, elaboramos uma sequência de perguntas e respostas para auxiliar a esclarecer dúvidas comuns. Confira:


O que mudou nos logins e senhas?

Anteriormente, o login utilizado pelos aposentados era o número do documento de identidade (sem o dígito final), e a senha era gerada automaticamente pelo sistema do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), não havendo a possibilidade de alteração pelo próprio usuário.
Em agosto de 2021, os aposentados receberam um login institucional alfanumérico e uma nova senha, que puderam alterar por outra, mais fácil de lembrar. Não trocou seu login? Entre em contato com nossa equipe de Suporte ao Aposentado.

 


Como foram encaminhados o login institucional e a senha provisória?


O envio foi feito a partir dos e-mails pessoais que constam na ficha cadastral do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).
Quem não tem e-mail cadastrado deve entrar em contato com o DGP, por meio do Suporte ao Aposentado, pelos telefones (41) 3250-4376 e 3250-4654 ou pelo e-mail aposentados@mppr.mp.br, para receber orientações.
As pessoas que, mesmo tendo e-mail cadastrado, não receberam o login e a senha durante o mês de agosto também devem procurar o serviço de suporte.

 


E o que aconteceu com os logins e senhas antigos?


Foram desativados a partir de setembro de 2021.
 


É obrigatório trocar a senha provisória?    

  
A senha provisória pode ser utilizada, mas o recomendável é que o usuário faça a personalização, escolhendo uma senha que possa ser memorizada com mais facilidade.


 
Como faço para mudar minha senha?


Siga os seguintes passos:
1.       Acesse o endereço https://apps.mppr.mp.br/senhas (sistema de gestão de senhas do MPPR, por meio do qual todas as senhas institucionais são consistidas e sincronizadas com segurança).
2.       Digite o seu login e a sua senha temporária.
3.       Escolha uma nova senha para sua conta com no mínimo oito caracteres (veja abaixo dicas para criar senhas seguras).
4.       Digite novamente a senha escolhida, para confirmar.
5.       Após a troca, você receberá uma mensagem informando que sua senha foi alterada com sucesso.
6.       Depois disso, para acessar contracheque, declarações de rendimentos, dados do auxílio-saúde e outros serviços, você usará o login institucional e a nova senha personalizada.
7.       Guarde bem essa senha, pois só você tem acesso a ela!
8.       Importante: essa alteração afetará sua senha para todos os serviços do Ministério Público aos quais tenha acesso.

 


Por que preciso de um novo login e senha para fazer o processo de recadastramento e prova de vida?


O login alfanumérico é mais seguro e a senha personalizada facilita a memorização pelo usuário.


 
Por que preciso fazer o processo de recadastramento e de prova de vida?


O procedimento é imprescindível para a manutenção dos seus benefícios. Anteriormente, o processo de recadastramento e prova de vida apenas podia ser feito presencialmente. Agora, por meio do sistema e-Social, instituído pelo governo federal, o processo se tornou on-line para membros e servidores públicos aposentados.
 


Como funciona o recadastramento?


O MPPR já realizou o recadastramento dos membros e servidores da ativa e precisa fazer o mesmo com os aposentados. Durante o processo, os membros e servidores que já deixaram a instituição deverão conferir e/ou corrigir seus dados pessoais e atestar a chamada “prova de vida”, mediante uso de login institucional e senha de livre escolha do usuário. Saiba mais
 


Como posso fazer para esclarecer outras dúvidas?


Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte aos Aposentados, pelo e-mail aposentados@mppr.mp.br ou telefones (41) 3250-4376 e 3250-4654.

 


 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem