Ações estaduais e municipais integram a programação do mês “Junho Sem Drogas” a partir do dia 1º

 

Inicia nesta terça-feira, dia 1º de junho, a programação especial organizada a nível estadual e municipal para integrar as atividades alusivas ao Mês “Junho Paraná sem Drogas”.

A iniciativa compõe um quadro mais amplo de ações de âmbito nacional e internacional, marcadas, respectivamente, pelo “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas e celebrada em 26 de junho, e pela Semana Nacional Antidrogas, instituída pelo Decreto do Governo Federal de 28 de maio de 1999. 

No Estado do Paraná, a Lei  nº 14.072/2003 instituiu, originalmente, a “Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – PREVIDA”. Referida lei foi alterada em 11/09/2017, dedicando “todo o mês de junho a ações de esclarecimento e incentivo à prevenção e ao tratamento contra o uso indevido de drogas”, intitulando-se tal iniciativa como "Mês Junho Paraná Sem Drogas".

Embora as ações de natureza preventiva componham a política nacional sobre drogas e devam ser realizadas o ano todo, o mês “Junho Paraná Sem Drogas” tem como objetivo principal concentrar essas ações, buscando, notadamente:

  • congregar, planejar e programar a Política Estadual Antidrogas, sob a ótica de prevenção, de forma a diminuir e minimizar os efeitos decorrentes da utilização das drogas ilícitas e das lícitas (art. 2º, I) 
  • promover esclarecimentos que visem conscientizar o conjunto da população sobre as ações de prevenção e programas de tratamento voltados para os usuários de drogas (art. 2º, II) ;
  • incentivar o desenvolvimento e a realização de campanhas de conscientização permanentes, que visem informar e estimular o diálogo, a solidariedade e a (re)inserção social dos usuários de drogas (art. 2º, III);
  • estimular a inserção na escola e no trabalho do usuário ou do dependente de drogas, e em tratamento, quando ele assim precisar (art. 2º, IV);
  • conscientizar sobre a necessidade de se prover as condições indispensáveis à garantia do pleno atendimento e acesso igualitário dos usuários de drogas aos serviços e ações da área de saúde (art. 2º, V).

A Coordenação do Comitê de Enfrentamento às Drogas e do Projeto Semear, em parceria e apoio às atividades organizadas pela SESP, pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas - CONESD e pelo Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas - NEPSD, bem como à divulgação da programação municipal, participará, a convite do Departamento de Política Sobre Drogas, da abertura do Mês de Prevenção ao Uso de Drogas, promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito por meio de referido Departamento (programação aqui), bem como da coordenação/mediação do Seminário “Justiça Terapêutica e uma Mudança de Paradigma”, que integra a programação estadual (disponível aqui).

Programe-se para acompanhar as ações e mantenha-se atualizado em relação às diferente abordagens que envolvem essa matéria, cuja complexidade tem desafiado a sociedade e o mundo jurídico ao incitar a construção  intersetorial de políticas públicas, haja vista seu caráter transversal e a perspectiva transdisciplinar das representações socioculturais, especialmente em tempos de pandemia da COVID-19. As ações programadas, com destaque para o Seminário a ser realizado no dia 26/06 e os debates em painéis temáticos, têm como objetivo informar e atualizar a população geral e a comunidade acadêmica sobre as políticas estadual e municipal sobre drogas, conforme os cronogramas infratranscritos:

 

📍 Ações Estaduais

Abertura oficial: 01/06/2021 - 18h30min, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do CONESD (acesse aqui) e a presença de autoridades governamentais. 

Palestra Magna: O psiquiatra e professor Dr. Ronaldo Laranjeira proferirá a palestra magna com o tema: “A Família no Cenário de Drogas do Brasil”.

Acompanhamento e programação: a programação completa do evento e a forma de acompanhamento estão disponíveis na página do Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas: http://www.politicasobredrogas.pr.gov.br/Noticia/Abertura-das-acoes-Junho-Parana-Sem-Drogas-acontece-no-proximo-dia-primeiro

Outras informações das ações articuladas para este ano podem ser acompanhadas nos seguintes perfis oficiais: Facebook, Instagram, Youtube.

 

 

 

📍 Ações Municipais

Abertura oficial do Mês de Prevenção ao Uso de Drogas: 01/06/2021 - 10h, com transmissão pelo Canal do Youtube da Prefeitura de Curitiba

Programação completa disponível aqui

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem