Ciclo 2008-2018

O Ministério Público do Paraná deu início ao Planejamento Estratégico em 2008 por meio do Projeto Gempar 2018. Com o intuito de definir prioridades e estabelecer diretrizes institucionais, o modelo adotado norteou-se por objetivos específicos, indicadores, metas, projetos e ações, explicitando princípios e valores que deveriam pautar os esforços despendidos e os resultados a serem alcançados.

A introdução do planejamento e da gestão estratégica permitiu ao MPPR um passo largo e decisivo não apenas para a modernização de seus processos administrativos internos, mas também pela adoção de instrumentos para maior eficácia de suas ações de interesse social.

Como resultados obtidos ao final do ciclo 2008-2018 ressalta-se o aumento da atuação ministerial, no âmbito judicial, extrajudicial e de atendimento ao público, viabilizado pelo incremento do capital humano, da qualificação funcional, da infraestrutura física e tecnológica e das ferramentas de suporte à gestão.

Acesse:

 


Mapa Estratégico - ciclo 2008-2018

Com apoio de consultoria especializada, o engajamento da Administração Superior e a ampla participação de membros e servidores nas diversas etapas de construção, o Plano Estratégico 2010-2018 foi resultado de um esforço coletivo para instrumentalizar o MPPR com as melhores ferramentas e propostas de intervenção para bem atender a sociedade paranaense.

O Mapa Estratégico elaborado nesse ciclo de planejamento constituiu uma síntese gráfica de toda a estratégia. De forma dinâmica, representou os principais objetivos estratégicos, dispostos de acordo com as diferentes perspectivas da atuação institucional. Tais perspectivas foram dispostas de maneira a reproduzir as relações de causa e efeito, sempre orientadas pela visão de futuro assumida pela instituição.

Assim, para tornar realidade a visão institucional de “ser reconhecido como instituição essencial à defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, há a necessidade de se obter sustentabilidade financeira, melhorando seus recursos e sua tecnologia ao investir em pessoas, sistemas e procedimentos, além de bem executar os processos internos e prestar serviços de qualidade à sociedade, obtendo, assim, o reconhecimento social.

Definidos e dispostos graficamente, os objetivos estratégicos representaram os desafios que o MPPR deveria suplantar para implementar sua estratégia institucional. O conjunto de objetivos estratégicos foram distribuídos pelas perspectivas do Mapa Estratégico, sinalizando o modo de concretizar a visão de futuro da instituição.

Para a concretização dos objetivos estratégicos foram definidos, inicialmente, 33 Projetos Estratégicos sob a coordenação dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça e das Unidades da área meio, na perspectiva de implementar ações de melhoria contínua e obter níveis de excelência na prestação dos respectivos serviços.

 

Mapa Estrategico 2018

De forma a consolidar a política de desenvolvimento institucional de médio e longo prazo, foi, então, aprovada a Resolução PGJ nº 997/2010, que estabeleceu as diretrizes funcionais e conceituais para o monitoramento da execução do planejamento institucional, nas dimensões estratégica, setorial e regional.

Com a finalização do GEMPAR 2018, e aliado às diretrizes do CNMP para um processo articulado e integrado de planejamento estratégico nacional, por meio da Resolução nº 147 de 2016, que estabelece diretrizes sobre a matéria no CNMP, nas Unidades e nos ramos do Ministério Público, o MP-PR iniciou-se uma nova fase de planejamento institucional.

Assim, o Planejamento Estratégico para a próxima década (2019-2029) está em fase de construção, contando com a utilização de metodologias participativas de elaboração. Todas as etapas do novo ciclo de planejamento podem ser consultadas neste link.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem