O que é lançamento de pedra fundamental?

03/04/2023 | Por Rui Cavallin Pinto

Hoje me surpreendo em saber que ainda há neste país, quem não sabe o que seja o lançamento de uma pedra fundamental. Solenidade que tem raiz bíblica e é mantida com caráter político, que os governos locais promovem na inauguração de obra pública. É uma cerimônia que assume cunho oficial, mas é de participação popular, com apelo ao povo, fluência de discursos e até banda de música.

Não consta, porém, que tenha receita própria, senão a menção da presença de uma espécie de um simples obelisco, sem forma própria, mas que se supõe consista numa pequena caixa de cimento ou tijolos, em cima da qual se promove o ritual tradicional de exaltação do governo e a promessa de promover o progresso geral.

É essa a ideia que me trouxe a presença e a lembrança do meu amigo Aramis Saboia da Silveira, desde quando, na juventude, passei a admirá-lo por seu inegável talento plástico, cuja arte, porém, não ganhou a promoção que certamente merecia

Já adulto, entretanto, voltei a encontrá-lo já engenheiro da Copel, com alta formação técnica e sucesso profissional, com participação na construção de hidroelétrica e hidráulicas do país, além de prédios públicos e particulares, com atuação, inclusive, na construção da ponte Colombo Salles da ilha de Santa Catarina além da de Vitória, no Espírito Santo.

Porém, por volta de 1960, ele se achava em Campo Mourão, como engenheiro da Construtora Sotec Ltda., quando foi subitamente incumbido pela direção de, no dia seguinte, promover em Araruna, a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Grupo Escolar local, na qual, estaria presente o próprio governador do Estado Moysés Lupion, então em segunda gestão.

Ora, Aramis então se conscientizou de que, apesar da profissão e sua formação, não sabia, na verdade, no que consistia, a solenidade de lançamento de uma pedra fundamental.

Assim, já pela manhã seguinte confiou a um pedreiro da sua escolha a tarefa de abrir uma vala no local destinado à obra, fazer a construção de um bloco de cimento e tijolo, contendo, porém, uma saliência que desse destaque à colocação de uma placa alusiva à comemoração. Deu todas as instruções de que dispunha e o resto ficou na sua confiança.

Um tempo depois, pouco mais tarde, foi então chamado às pressas e surpreendeu, à roda da tal pedra fundamental, todo um povo, em volta do próprio governador, mais o prefeito, seus secretários, autoridades, vereadores, políticos locais, quando ouvi a voz, que supus ser a do próprio governador:

– “Você é capaz de dizer o que isso significa?” ...

Pois lá estava a tal pedra fundamental, que bem parecia mais um túmulo bem acabado e próprio para nele colocar uma placa com os dizeres: “Aqui Jaz” ... relativa a um último adeus...

Foi quando aprendeu, por certo, no que consiste, realmente, a solenidade de inauguração de uma pedra fundamental, ou, pelo menos, no que não consiste, nem se faz uma festa de lançamento da pedra fundamental ...

MAIS UMA DA PEDRA FUNDAMENTAL

José Carlos Brito da Cunha, conhecido por J. Carlos. Foi o maior artista da história da caricatura do Brasil. Mas nele se inclui também, além do chargista, o designer gráfico, o humorista, autor de teatro de revista, letrista de samba e o nosso maior representante do estilo Art Déco.

Em 1924, porém, J. Carlos e sua mulher Lavínia foram assistir o lançamento da construção de sua casa, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Prêmio de 22 anos de trabalho nas revistas Fon Fon!, Para Todos... e Careta.

J. Carlos achou, porém, que o momento exigia também uma certa solenidade, como a da deposição simbólica de uma pedra fundamental no local do início da obra. Olhou em volta, entretanto, e não viu pedra nenhuma. E foi então, que teve um gesto próprio dos gênios.

Tirou do bolso um lápis, com o que fazia seus trabalhos artísticos, fez uma ponta com o canivete e fincou-o delicadamente no chão.

Ora, o lápis é feito de madeira e grafite. O grafite, por sua vez é uma pedra, pedra que ele fez representar como símbolo de sua própria vida e do sucesso que sua arte alcançou e lhe proporcionou.

E assim a pedra fundamental foi lançada...