Memorial promove evento de celebração do Coral MP Encanta 12/12/2022 - 13:00
Na sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022, o Centro de Preservação da Memória (Memorial) do Ministério Público do Estado do Paraná, promoveu evento de celebração do Coral MP Encanta.
O coral do MPPR foi criado em 2001 como uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos para valorização das atividades culturais e melhora da qualidade de vida daqueles que trabalham na instituição. Permaneceu ativo até meados de 2003, quando teve suas atividades interrompidas por progressivo esvaziamento. Em 2011 o Coral MP Encanta foi reativado pela Suprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (SubAdm), tendo passado por um hiato de 2015 a 2016, quando as atividades foram retomadas por anseio institucional.
O evento ocorreu das 14h30 até 16h30 no auditório Ary Florêncio Guimarães, a mesa foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, procurador de Justiça Olympio De Sá Sotto Maior Neto, procuradora de Justiça aposentada e membra do Conselho Curador do Memorial, Valéria Teixeira de Meiroz Grilo, e pelo Diretor Tesoureiro da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (ASSEMP), Almir Bedin, representando o presidente Vitor Alberto Fontoura Rodrigues.
Também tiveram a palavra Ana Caroline de Paula, atual regente do Coral MP Encanta, e Vivian Maria Korb, estagiária de pós-graduação do Memorial e responsável pelo evento.
O coral, regido por Ana Caroline de Paula e acompanhado pelo músico correpetidor Gabriel Farias esteve composto por Alexandre Gomes da Rocha, Bruna Dantur, Carlos Augusto Saraiva Silveira Santos, Daniel Pinheiro da Silva, Gildelena Alves da Silva, Lais Cintra, Marisa Burghausen, Samuel Neves, Ronaldo Botelho, Rozilda Slaga e Maria Eduarda de Oliveira Amorim.
Como parte do programa musical, foram apresentadas músicas que marcaram a trajetória do coral ao longo dos anos, assim como novas adições ao repertório. O coral cantou Fácil, É preciso saber viver, Amor de índio, Anunciação, Azul da cor do mar, Wave, Medley Pop (All you need is love, Pais e filhos e Amei te ver), Pode vir quente, Tocando em frente e Stand by me.
No evento também foi exibido o teaser do documentário “As vozes do MPPR: Coral MP Encanta”, produzido pela historiadora e estagiária, Vivian Maria Korb.
O documentário é fruto de pesquisa realizada por meio de entrevistas com atuais e ex-coralistas e demais pessoas que fizeram parte da jornada do coral, alguns dos quais estavam presentes na plateia, resgatando suas memórias e experiências. Foi, a partir de tal pesquisa, que se percebeu que não existe ninguém melhor para falar sobre o Coral MP Encanta do que as pessoas que fazem parte de sua história.
Dentre os presentes na plateia, estavam os ex-coralistas Ana Helena Blasi Lemos, Carolina Izar Moro, Cristian Dahmer, Delson Miranda de Oliveira e Luiz Fernando Quintino Rosin, que também participaram do documentário.
Além do documentário, o Memorial também produziu um texto, com base na pesquisa realizada, que retoma a jornada histórica do Coral MP Encanta, refletindo sobre a importância de tal iniciativa para a instituição. O Memorial do MPPR se alegra pela realização do evento e pela possibilidade de celebrar parte tão rica e importante da história institucional.
Como lembrado pela procuradora de Justiça aposentada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo: “O Coral, com todos os percalços e contratempos, se mantém firme, e segundo a historiadora Vivian, que estudou profundamente a história do Coral, ‘é filho resiliente da instituição e se consolida como parte da identidade do MPPR’”.
Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia exaltou: “Parabéns ao nosso coral, que tenha vida eterna, longa e imortal!”.