Websérie - Acessibilidade arquitetônica e nos transportes

Websérie Acessibilidade

 

O projeto

Para exercer plenamente seus direitos, as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida precisam ter assegurado o acesso aos meios de transporte e aos diferentes espaços em igualdade de condições com os demais. Ciente disso, o Ministério Público do Paraná preparou uma websérie com o tema “Acessibilidade arquitetônica e nos transportes”.‌

Produzida pelo Caop de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência e pela Escola Superior, a websérie tem nove episódios. Seis são temáticos e abordam os seguintes assuntos: Calçadas, Acesso, Circulação, Sanitários, Transportes e Equipamentos Urbanos.‌

A ideia do projeto é apresentar de forma descomplicada noções gerais sobre acessibilidade, tratando das principais normas que precisam ser obedecidas para que todas as pessoas tenham garantido o acesso aos transportes e aos mais diferentes espaços, sejam públicos ou particulares de uso coletivo.

Inicialmente, estão sendo disponibilizados os três primeiros episódios da série. Os outros seis serão lançados no decorrer deste mês, dois a cada quarta-feira. A intenção é que os conteúdos possam ser usados pelos integrantes do MPPR e também consultados pela população para auxiliar na identificação de situações comuns que indicam falta de acessibilidade, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. 

Confira os episódios disponibilizados:

 

Apresentação

‌‌

 

Episódio 1 – Calçadas

Neste capítulo,  a promotora de Justiça Melissa Cachoni Rodrigues e o engenheiro de Segurança Roberto Luis Fonseca Freitas, ambos do Caop, tratam das quatro condições fundamentais para que uma calçada seja considerada acessível, além das irregularidades mais comumente observadas. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui e, para acessar o material de apoio, clique aqui

Episódio 2 – Acesso

Neste vídeo, são prestados esclarecimentos sobre o que é acesso, tudo o que ele engloba e informações gerais sobre o que é necessário para se ter rotas acessíveis nos mais diferentes espaços. 

Para assistir, clique aqui e, para acessar o material de apoio, clique aqui

 

Episódio 3 – Circulação

O foco deste vídeo é a acessibilidade em ambientes internos – tanto horizontais, como corredores, como verticais, como edifícios. Também são apresentadas alternativas previstas em lei para construções antigas, de modo a amenizar as barreiras. 

Para assistir ao episódio, clique aqui e, para acessar o material de apoio, clique aqui.

Episódio 4 – Sanitários

Em mais um encontro da série sobre acessibilidade, são feitos esclarecimentos sobre os locais que devem ter necessariamente banheiros acessíveis, em qual quantidade e como eles devem ser. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui e, para acessar o material de apoio, clique aqui

Episódio 5 – Transportes

Pela lei, os cadeirantes, assim como outras pessoas com mobilidade reduzida, devem ter acesso a todos os tipos de transporte. Neste episódio são mostrados os equipamentos que podem ser utilizados para permitir esse acesso. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui e, para acessar o material de apoio, clique aqui

Episódio 6 – Equipamentos urbanos

Espaços públicos ou privados de uso coletivo, como cinemas, museus, bares, estádios, shoppings e repartições públicas, precisam estar adaptados para respeitar as leis que garantem a acessibilidade a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui e, para acessar o material de apoio, clique aqui.

Episódio 7 – Inclusão: conquistas e desafios

O engenheiro Sérgio Yassuo Yamawaki, especialista em Acessibilidade, é o entrevistado deste episódio. Ele fala sobre o assunto de forma ampla, considerando o crescimento da população idosa e a necessidade de garantir a plena participação social às pessoas com deficiência. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui

Episódio 8 – Atuação do Ministério Público

Encerrando a websérie, neste episódio, idealizado com o objetivo especial de auxiliar os integrantes do MPPR, a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Caop de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do MPPR, traz considerações jurídicas que tomam por base as leis e as experiências dos profissionais que atuam no Centro de Apoio. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui