Resultados da operação e atuação estratégica para o combate ao desmatamento 25/09/2023 - 10:05
Para avaliar os avanços e discutir as estratégias institucionais para o combate ao desmatamento do bioma a partir da apresentação dos resultados da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé - Edição 2023, força-tarefa de combate ao desmatamento clandestino, realizada simultaneamente entre os dias 18 e 29 de setembro de 2023, pelos Ministérios Públicos dos 17 estados da federação que comportam o bioma Mata Atlântica, sob coordenação do MP-PR, à Escola Superior, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, realiza live no dia 29 de setembro, às 14h30.
Dentre os temas a serem abordados, estão o Projeto Institucional Mata Atlântica em Pé; as dificuldades enfrentadas na fiscalização e os mecanismos e possíveis articulações para auxiliar na prevenção e inibição de novos ilícitos; a utilização de tecnologia de georreferenciamento e imageamento via satélite e a possibilidade de fiscalização remota de áreas desmatadas.
A relevância da preservação do bioma Mata Atlântica vai além da significativa biodiversidade a ser conservada. Cerca de 170 milhões de pessoas vivem na abrangência do bioma Mata Atlântica e dependem de seus serviços ambientais, dentre as quais, destaca-se a população do estado do Paraná, o qual tem seu território abrangido pelo bioma .
Convidados:
Alexandre Gaio - é promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná, atualmente em exercício no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOP-MAHU) e no GAEMA Regional Curitiba. Coordenador-Geral da Operação Nacional “Mata Atlântica em Pé”. É presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público Ambiental (ABRAMPA)
Áurea Emilia Bezerra Madruga - é promotora de Justiça e coordenadora do CAOMA do Ministério Público do Piauí.
Marcia Hirota - é ambientalista, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Entre 1994 e 2021, coordenou o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, ferramenta que monitora o bioma mais devastado do país, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foi diretora de projetos e diretora-executiva da SOS Mata Atlântica entre 2000 e 2022. É mestre em administração de sistemas de informação e especialista em bancos de dados.
Carolina Del Lama Marques - é bióloga e consultora de iniciativas de conservação da natureza, com experiência em organizações internacionais na agenda social e ambiental. Atualmente representando a equipe de Articulação Institucional da Iniciativa MapBiomas no Brasil, Carolina possui mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade pela ESCAS/IPÊ e é membro da Comissão de Manejo de Ecossistemas da UICN.
Público-alvo:
Integrantes do MP brasileiro, Órgãos Públicos Ambientais, Polícias Ambientais e Florestais, Associações da Sociedade Civil com atuação na proteção ao meio ambiente, estudantes e pesquisadores, representantes da imprensa e comunidade.
Trilha:
MP, políticas públicas e defesa de Direitos.
Forma de participação:
À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).
Certificado:
Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de frequência, no chat da live, durante a sua realização.
Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.
Anote na agenda:
Data: 29 de setembro
Horário: das 14h30 às 16h