Prestação de contas de fundação: orientações para dirigentes e contadores 02/05/2023 - 14:12
Abordar a nova versão do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas - SICAP coletor, para a prestação de contas das Fundações Privadas ao Ministério Público, as principais inconsistências no preenchimento das informações, bem como a importância do relatório de atividades apresentado é o objetivo da oficina no dia 5 de junho, à partir das 9h.
Promovido pela Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor - Caop CFTS - e o Centro de Apoio à Execução - CAEx, o evento esclarecerá as principais dificuldades na prestação de contas por meio do SICAP, cujas informações faltantes ou apresentadas de forma incompleta ou inconsistente podem resultar na necessidade de retificação ou até mesmo na desaprovação de contas
Conteúdo programático
- Prestação de contas: SICAP COLETOR
Sicap Coletor versão 2023
Obrigatoriedade de prestação de contas
Prazos e outros aspectos
- Tópicos da prestação de contas em destaque
Relatório de Atividades: Tópicos essenciais
Notas Explicativas: informações complementares essenciais
- Consistência dos dados da prestação de contas
Inconsistências de saldos e demonstrativos na prestação de contas
Convidados(as)
Mário Augusto J. Zamataro - Auditor do Ministério Público do Estado do Paraná lotado no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor - Caop CFTS.
Zaira Carvalho Cornélio Braga - Auditora do Ministério Público do Estado do Paraná, lotada na Unidade de Contabilidade, Administração e Economia (UCAE) do Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx).
Rejane Ferreira Leite dos Santos - Auditora do Ministério Público do Estado do Paraná, lotada na Unidade de Contabilidade, Administração e Economia (Ucae) do Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx).
Público
Dirigentes, colaboradores e contadores de fundações, responsáveis pela elaboração e apresentação das prestações de contas ao Ministério Público do Estado do Paraná.
Também poderão participar integrantes do MP brasileiro e comunidade.
Trilha
MP, políticas públicas e defesa de Direitos.
Parceria
- Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor - Caop CFTS
- Centro de Apoio à Execução - CAEx
Forma de participação
À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).
Certificado
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados àqueles que obtiverem no mínimo frequência de 75% na oficina.
Anote na agenda
Data: 5 de junho de 2023
Horário: 9h às 10h30
O link para a sala virtual será encaminhado para o endereço de e-mail da inscrição e não poderá ser compartilhado.
- IMPORTANTE!
Integrantes do MPPR
É obrigatório o uso do e-mail institucional (o mesmo utilizado na inscrição) para acessar a sala e para fins de certificação.
Público externo
É obrigatório o uso do e-mail e do nome completo (os mesmos utilizados na inscrição) para acessar a sala e para fins de certificação.
Inscrições até 31 de maio.