[LIVE] Escuta e acolhimento no atendimento ao público 28/09/2020 - 16:00
![[LIVE] Escuta e Acolhimento no Atendimento ao Público](/sites/hotsites/arquivos_restritos/files/imagem/migrados/galeria/402/160132024501.png)
No próximo dia 1º de outubro, às 10h, a Escola Superior do MPPR promove, em parceria com a Coordenadoria da Política Estadual de Atendimento ao Público (CPEAP) e com o Núcleo de Práticas e Incentivo à Autocomposição (NUPIA), uma live para refletir sobre questões relacionadas à escuta e ao acolhimento no atendimento ao público. O objetivo é que o evento seja mais que uma palestra ou aula virtual, tendo a proposta de estabelecer uma conversa interativa com os participantes, que receberão dicas e poderão sanar dúvidas sobre o tema.
Dentre as questões à serem abordadas:
- Como atender, prestar informações e receber bem as pessoas que procuram o MPPR?
- Escutamos com atenção e empatia, na busca da compreensão do que as pessoas procuram e efetivamente precisam? Conseguimos nos comunicar e fazer entender?
- Todas as pessoas que buscam o MP compreendem claramente as atribuições institucionais?
- Estamos preparados para receber aqueles que, por diversos motivos, tem dificuldades para se comunicar conosco?
- Sabemos o que fazer quando um atendimento “sai fora da curva” ou a pessoa é difícil? Como atender aqueles que estão fragilizados?
Esta atividade integra a trilha de aprendizagem Atendimento ao Público, que na perspectiva da educação permanente pretende também oferecer cursos e oficinas em parcerias com outras unidades do MPPR, voltadas aos demais aspectos das diretrizes que constam no Caderno de Planejamento Estratégico 2019-2029, como: metodologias e práticas para subsidiar a atuação na tutela coletiva; atuação por projetos, a partir das demandas registradas no atendimento ao público e da análise de indicadores sociais, visando ampliar os resultados e a intervenção ministerial articulada e planejada.
Convidadas:
Samia Saad Gallotti Bonavides é procuradora de Justiça, subprocuradora-geral para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia) no MPPR.
Mônica Louise de Azevedo é procuradora de Justiça, coordenadora da Política Estadual de Atendimento ao Público do MPPR e do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades em Curitiba.
Cecília Eliane Gagetti Duarte é psicóloga no MPPR com atuação no Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (NUPIA) e Nupad (Núcleo de Prevenção ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação). Especialista em Neurociências do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalhou com atendimento ao público na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (Brasília e Belo Horizonte).
Acesso à transmissão
Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade, especialmente aqueles que atuam no atendimento ao público.
Trilha: "Atendimento ao Público" e "Métodos Autocompositivos".
Parcerias:
- Coordenadoria da Política Estadual de Atendimento ao Público (CPEAP)
- Núcleo de Práticas e Incentivo à Autocomposição (NUPIA)
Serviço:
Data: quinta-feira, 1º de outubro
Horário: 10 horas