[LIVE] Diálogos autocompositivos: justiça restaurativa e o MP 21/08/2020 - 09:50
![[LIVE] Diálogos autocompositivos: justiça restaurativa e o MP](/sites/hotsites/arquivos_restritos/files/imagem/migrados/galeria/376/1598031712capanoticiajusticarestaurativa.png)
Em parceria com o Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia), a Escola Superior promove, no dia 27 de agosto, às 10h, encontro on-line para abordar o conceito de Justiça Restaurativa e a necessidade de sua ampliação no MP brasileiro, desfazendo mitos e propondo sua compatibilidade com a missão ministerial.
O encontro abordará uma perspectiva diferenciada a respeito da forma de se promover justiça. Enquanto os agentes do MP são usualmente formados para atuar de modo prescritivo e verticalizado, a justiça restaurativa revela como a horizontalidade e a construção compartilhada podem enriquecer os resultados atingidos, transformar relacionamentos e fortalecer a atuação ministerial para promover a democratização e o acesso efetivo ao sistema de justiça.
Convidada:
Danielle de Guimarães Germano Arlé é graduada em Direito pela UERJ. Mestre em Sistemas de Resolução de Conflitos, pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, na Argentina. Promotora de Justiça Titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente do MPMG. Membro do Grupo de Estudos sobre Negociação e Mediação para o Aprimoramento da Atuação do MP, do CNMP. Representante do MPMG no Fórum Global de Lei, Justiça e Desenvolvimento do Banco Mundial. Membro da On-line Dispute Resolution (ODR) Latino-America. Membro da International Association of Prosecutors (IAP). Docente em cursos de Tratamento Adequado de Conflitos no âmbito do MP. Docente da Escola Nacional de Mediação. Integrante do Núcleo de Incentivo à Autocomposição - NINA e Mediadora do MPMG. Coordenadora da Comissão de Justiça e Práticas Restaurativas do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de BH/MG. Membro e tutora do Comitê-Gestor do "Programa de Justiça Restaurativa nas Escolas - Nós" de BH/MG. Possui formação em diferentes cursos de Justiça Restaurativa e temas relacionados no Center for Justice and Peacebuilding - Zehr Institute, Eastern Mennonite University - Virgínia/EUA. Facilitadora de processos de Círculos de Construção de Paz e Conferências Restaurativa, com formação com Kay Pranis, Howard Zehr e outros. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz virtuais. Autora do livro "Mediação, Negociação e Práticas Restaurativas no Ministério Público". Autora do livro "A Justiça Restaurativa e o Ministério Público brasileiro". Coautora do livro "Manual de Mediação para membros do Ministério Público".
Acesso à transmissão
Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade.
Trilha: este evento integra à Trilha de Aprendizagem "Métodos Autocompositivos".
Parceria: Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia).
Serviço:
Data: quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Horário: 10 horas