Experiências paranaenses de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes 30/10/2016 - 08:10
O objetivo principal consiste no aprofundamento da reflexão sobre a necessidade da coleta diferenciada da prova criminal, na perspectiva do cuidado e do respeito devidos às crianças e aos adolescentes.
PÓS-EVENTO
Vídeos do evento gravado em 21/11/2016.
Realize as atividades para emissão de seu certificado (Questões 01 e 02 disponíveis até 20/01/2017).
Acesse a cobertura do evento pela Assessoria de Comunicação do MP-PR (resumo, fotos).
LOCAL
O evento será realizado no Auditório Ary Florêncio Guimarães, Edifício Sede do Ministério Público do Estado do Paraná, situado à Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, Curitiba-PR. Haverá transmissão simultânea pela Internet (via “webcast”).Imediatamente após o encerramento do seminário, será realizada reunião de trabalho, exclusivamente com promotores de justiça e magistrados, na qual serão elaborados enunciados.
PÚBLICO ALVO
Promotores de Justiça e Magistrados, com atuação nas áreas da infância e da adolescência e criminal; Delegados da Polícia Civil; Defensores Públicos; Técnicos do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil; integrantes dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente; Gestores Públicos e Advogados.FORMA DE PARTICIPAÇÃO
Modalidade Presencial com transmissão ao vivo pela internet.Acompanhe a transmissão webcast.
CERTIFICADOS
- Os certificados serão disponibilizados no CEAF Virtual (ambiente virtual de aprendizagem moodle) aos participantes com participação comprovada pela assinatura nas listas de presença (em cada período) e que realizarem a avaliação de satisfação do evento (no próprio ambiente virtual).- Exclusivamente aos integrantes do MP-PR existe a possibilidade de certificação a distância pelo CEAF Virtual respondendo o exercício avaliativo de certificação com 100% de aproveitamento.
- O link e as instruções para acesso ao ambiente virtual serão enviados após o evento ao e-mail cadastrado quando da inscrição.
- Inscrições realizadas com e-mail de uso coletivo serão invalidadas. Utilize apenas e-mail pessoal, os integrantes do MP-PR devem utilizar o e-mail institucional e os estagiários o e-mail cadastrado quando da contratação, por isso mantenha seus dados atualizados junto à Divisão de Estágio.
INSCRIÇÕES
Até 18 de novembro de 2016, às 16h para impressão da lista de presença.Estagiários que não sabem seu login institucional, por favor, solicitem-no junto à Divisão de Estágios pelo e-mail [email protected]
AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO MP-PR
PROGRAMAÇÃO
08h30 | Credenciamento9h | Mesa de abertura
Procurador-Geral de Justiça; Coordenador do CAOPCAE; Coordenador do CAOP Criminais, do Juri e Execuções Penais; Coordenador do CAEX; Coordenador do CEAF; Presidente do CONSIJ/TJPR; Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA, Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR; representante da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
9h15 | Palestras e debates
Como conciliar proteção e responsabilização.
Palestrantes:
Murillo José Digiácomo
Procurador de Justiça – Coordenador do CAOPCAE. Curitiba-PR
André Tiago Pasternak Glitz
Promotor de Justiça – CAOP Criminais, do Juri e Execuções Penais. Curitiba-PR
Mediadora:
Luciana Linero
Promotora de Justiça – CAOPCAE. Curitiba-PR
10h30 – Partilha de experiência
Projeto Confiar.
Expositores:
Daniele Jasniewski
Psicóloga Clínica – Coautora e Coordenadora Técnica do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
Larissa Moretto
Psicóloga Clínica – Integrante da Equipe Técnica do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
Carlos Eduardo Mattioli Kockanny
Juiz de Direito – Vara da Família e Sucessões, Infância e Juventude, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de União da Vitória; Coautor do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
Júlio Ribeiro de Campos Neto
Promotor de Justiça – 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de União da Vitória. Integrante da Equipe Auxiliar do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
12h30 | Intervalo para almoço
14h | Partilha de experiência
Depoimento especial, no contexto da violência doméstica.
Expositora:
Susana Broglia Feitosa de Lacerda
Promotora de Justiça – 29ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina. Londrina-PR
15h30 | Encerramento
08/11/2016