Direitos das Mulheres e Sistema Interamericano de Direitos Humanos 08/03/2023 - 10:25

O mês de março é internacionalmente reconhecido por marcar a luta em prol da plena efetivação dos direitos das mulheres. Com o objetivo de destacar a importância do direito internacional dos direitos humanos e da jurisprudência internacional, especialmente das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, para a promoção da igualdade e o enfrentamento à violência de gênero contra as mulheres, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Direitos Humanos, por meio de seu Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE), promove live no dia 27 de março, com início às 10h.

Convidados/convidadas

Raísa Ribeiro: é Professora de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Direito (PPGD-UFRJ), mestra em Direito Constitucional (PPGDC-Universidade Federal Fluminense) e especialista em Direitos Humanos (Universidade de Coimbra - Portugal). Coordenadora dos projetos Feminismo Interamericano e Feminismo Literário (@feminismoliterario). Pesquisadora do Núcleo Interamericano de Direitos Humanos da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIDH/UFRJ).

Thimotie Aragon Heemann: é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Colaborador no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Paraná (CAOPJDH). Colaborador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER). Professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná e da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Autor de livros e artigos jurídicos. Colunista no site JOTA.

 

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Trilha

MP, políticas públicas e a garantia de Direitos

Parceria

  • Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Direitos Humanos
  • Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE)

Forma de participação

À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado 

Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização. 

Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: 27 de março de 2023

Horário: das 10h às 11h30

Link de transmissão