Precedentes

Corte Interamericana de Direitos Humanos

Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Enquadramento penal da LGBTIfobia

  • Reclamação  39093 / RJ  - Ministro do STF  reconhece que é possível que, pelo menos em tese, a conduta imputada ao autor de xingamento discriminatório direcionado à pessoa LGBT, em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênerp, seja enquadrada como injúria qualificada, prevista no § 3º do art. 140 do Código Penal, a exemplo do que ficou definido em relação ao crime de homicídio qualificado pelo motivo torpe, referido na tese  de  julgamento da ADO 26.
  • Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26/ DF- Julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Reconhece a incidência da Lei 7.716/89 - Lei de Racismo aos casos de LGBTIfobia, enquadrando-na como racismo na modalidade social.
  • Mandado de Injunção 4.733/ DF -  Julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Reconhece a incidência da Lei 7.716/89 - Lei de Racismo aos casos de LGBTIfobia, enquadrando-na como racismo na modalidade social.
  • Tese firmada na ADO 26 - STF.

União estável entre pessoas do mesmo sexo

Casamento civil entre pessoas do mesmo sexo

Adoção por casal homoafetivo

Licença em caso de adoção por casal homoafetivo.

Leis Maria da Penha e de Feminicídio

Retificação do nome e sexo no registro civil de transexuais

Uso do banheiro por pessoas transexuais

Ensino de gênero nas escolas 

Doação de sangue por homens homossexuais

  • Supremo Tribunal Federal (STF) – Ação Direta de Inconstitucionalidade 5543-DF. Relator: Min. Edson Fachin. Julgada procedente para declarar inconstitucionais normas do Ministério da Saúde (art. 64, inciso IV, da Portaria nº 158/2016) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (o art. 25, inciso XXX, alínea d, da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 34/2014) que impediam a doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses anteriores ao ato de coleta sanguínea.