Lançamento do Projeto Recomeço - Jovem Aprendiz no Âmbito Prisional

Imagem de um mural na PCE-UP

No dias 6 de dezembro de 2022 a Polícia Penal do Paraná (DEPPEN) realizou o lançamento do Projeto Recomeço, voltado à capacitação de jovens privados de liberdade, entre 18 e 24 anos, tendo como objetivo a sua inclusão no mercado de trabalho, desenvolvendo competências teóricas e práticas, auxiliando no processo de reinserção social. O projeto foi desenvolvido na Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP), em parceria com a empresa conveniada Juriseg.

O Programa Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.997/2000, formalizado nas empresas por um contrato de trabalho que pode durar até 2 anos. São 4 horas diárias de trabalho, para não atrapalhar o andamento de atividades escolares em instituições de ensino, à qual o participante deve estar matriculado e frequentando para poder participar do projeto. O registro do Jovem Aprendiz é feito na Carteira de Trabalho, contemplando benefícios previstos na CLT.

Ademais, são oferecidos cursos profissionalizantes do SENAI que complementam a formação do jovem aprendiz privado de liberdade, assim efetivando o aprendizado teórico e prático.

Fotos do Evento