I Encontro Estadual de Promotores Criminais e de Execução Penal

Imagem do evento
O encontro de trabalho foi aberto pelo Presidente da APMP, o Procurador de Justiça Wanderlei Carvalho da Silva. A Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná Maria Tereza Uille Gomes apresentou o Modelo de Gestão de Execução Penal e as principais ações que sua secretaria vem desenvolvendo. O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacóia, realizou uma breve reflexão crítica do Sistema Penal. Na sequência, os palestrantes convidados, o Juiz de Direito Paulo de Carvalho e Promotor de Justiça Rodrigo Bragança de Queiroz, ambos de Minas Gerais, relataram suas experiências na Comarca de Itaúna, com relação à implantação da Metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC naquele Estado.
 
No período da tarde, os Promotores de Justiça de Antonina e Irati, Juliana Gonçalves Krause Kohmann e Newton Braga de Sampaio Junior, respectivamente, falaram sobre a importante atuação dos Conselhos da Comunidade na execução penal. A assistente social, Maria Helena Orreda, membro do Conselho da Comunidade de Irati, apresentou boas práticas adotadas por aquele Conselho. 
 
Ao final do encontro, foram realizados trabalhos em grupo para apresentação de propostas para a elaboração do Pacto “Movimento Mãos Amigas pela Paz”, a ser assinado pelo Governo do Estado, por intermédio da SEJU, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB, com o objetivo principal de operacionalizar ações conjuntas visando o aprimoramento do Sistema Penal e o respeito à dignidade da pessoa humana.