Aparte Eletrônico 64

aparte
Caros Colegas,

Durante os debates do curso “O discurso emotivo no júri e seu poder de convencimento”, ocorrido em novembro do ano passado, a plateia chegou à conclusão que é indispensável saber o perfil do jurado e suas inclinações ao julgar, ao passo que a literatura a respeito é insipiente.

Deliberou-se que uma pesquisa de campo no Paraná a respeito do tema, seria de extremo proveito e um número bastante grande de colegas se dispôs a contribuir. Se tivermos 50 colegas participantes, no mínimo, e cada um deles conseguir que dez jurados respondam espontaneamente às indagações, teremos um excelente material para fins de estudo e levantamento estatístico.

Assim, para uso institucional interno dos promotores que atuam no júri, inexistindo qualquer propósito de se elaborar uma tese científica ou trabalho acadêmico a respeito, é de grande valia coletar dados acerca das propensões do jurado.

Segue anexo um esboço de questionário, elaborado com base em alguns estudos doutrinários e sugestões de colegas atuantes no júri.

Pede-se que sejam remetidas sugestões com alterações, acréscimos e exclusões, no prazo de 15 (quinze) dias. A opção por respostas diretas deve-se ao fato de maior facilidade na tabulação dos dados.

Cordialmente,

Vani Antônio Bueno
Procurador de Justiça - Coordenador

Paulo Sergio Markowicz de Lima
Promotor de Justiça

Anexo - questionário