Aparte Eletrônico 63

aparte

 


Caros Colegas,

 

 

 

No último dia 13 do corrente foi divulgado o relatório final da Meta 2 da ENASP - Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, voltada à resolução de inquéritos policiais instaurados antes de 31 de dezembro de 2007.

No levantamento inicial em novembro de 2010, nosso Estado tinha um estoque de 9.281 inquéritos referentes à meta 2 e, conforme foi noticiado pela mídia na época, era a Unidade da Federação com maior volume informado. Em abril de 2011, marco inicial da meta, conforme dado do inqueritômetro, o Paraná tinha 7.352. No entanto, outros Estados, posteriormente, retificaram a informação inicial e aumentaram o passivo de procedimentos inconclusos (RJ, BA, PE, ES, MG) e, de 1º lugar, passamos para o 6º com maior volume de inquéritos não resolvidos.

Conforme o resultado final divulgado, o Paraná resolveu 76,7% dos inquéritos da meta, ou seja, 5.642, sendo: 3% de desclassificação (nacional: 2,66%), 58% de arquivamentos (nacional: 78%) e 40% de denúncias (nacional: 19%).

Cabe o realce que ficamos em 2º lugar no país no quesito número absoluto de resolução de inquéritos (1º - RJ com 14.625, com 96% de arquivamentos) e em 1º lugar no número de denúncias oferecidas, que na verdade, é a resolução mais assertiva e que indica maior eficiência da investigação.

Portanto, muito embora não tenhamos atingido a meta de resolução de 90% dos inquéritos, chegamos muito perto, cabendo a lembrança que éramos o 6º Estado com maior volume de procedimentos, pelo que, proporcionalmente, fomos o mais produtivo entre todos.

O passivo de 1.700 inquéritos não resolvidos será somado ao número de inquéritos instaurados durante o ano de 2008, representando nova meta para cumprimento até abril de 2013.

Cabe o agradecimento ao esforço, que foi recompensado, de todos os colegas do MP-PR, empenho este que contamos para levar a bom termo a nova meta da ENASP.

Segue anexo, relatório final da Meta 2 da ENASP.

Fraternalmente,

Vani Antônio Bueno
Procurador de Justiça - Coordenador

Paulo Sergio Markowicz de Lima
Promotor de Justiça

Anne Mary Vincenzi Vivi
Assessora Jurídica
 

 

 

Eduardo Siqueira Nogueira de França
Assessor Jurídico