|
Novo coronavírus (COVID-19)
(Documento Científico - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 14 FEV 2020)
O Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou o documento científico Novo coronavírus (COVID 2019) para compartilhar com a comunidade de pediatras brasileiros as informações mais atuais já disponíveis na literatura médica e oferecer uma visão crítica dos dados disponíveis sobrea epidemia. Segundo os autores, é preciso reconhecer que as informações disponíveis até este momento são preliminares e ainda há muito que aprender sobre o comportamento deste novo coronavírus, particularmente no que diz respeito à sua transmissibilidade, potencial virulência, e espectro de manifestações clínicas.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 1,56MB - 12 págs - 14 FEV 2020)
|
|
Agentes químicos para desinfecção de mãos e superfícies de contato no ambiente na prevenção de contaminação pelo SARS-CoV-2 (Novo Coronavírus) responsável pela COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 24 ABR 2020)
O objetivo é alertar a população sobre o fato de que alguns agentes químicos úteis na prevenção e controle da disseminação de outros micro-organismos, como bactérias e fungos, mostraram pouca ou nenhuma eficácia contra o novo coronavírus. Segundo o documento da SBP, que também contou com a revisão do Departamento Científico de Infectologia, entre os agentes que se mostraram ineficazes estão incluídos os compostos de amônio quaternário, como cloreto de benzalcônio. Por outro lado, soluções de álcool etílico (etanol) entre 60% e 70%, para desinfecção de mãos; álcool isopropílico (isopropanol) para desinfecção de equipamentos eletrônicos de uso intensivo no momento (celulares, microcomputadores) e soluções de hipoclorito de sódio 5% (água sanitária), diluídas até concentrações mínimas (1:50 ou 0,1%), são capazes de inativar o vírus em menos de um minuto.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,83MB - 4 págs - 24 ABR 2020)
|
|
COVID-19 e a Volta às Aulas
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 13 MAI 2020)
Em 2020 o mundo foi surpreendido por uma pandemia causada por um novo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2, de alta contagiosidade e associado a significativas taxas de letalidade. No Brasil, pouco mais de dois meses após o primeiro caso confirmado no final de fevereiro, o país já registra mais de 170 mil casos confirmados e mais de doze mil mortes.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,87MB - 7 págs - 13 MAI 2020)
|
|
COVID-19 em crianças: envolvimento respiratório
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 02 ABR 2020)
Quanto aos sintomas, por exemplo, o documento ressalta que os estudos até agora levantam algumas hipóteses para explicar a situação peculiar das crianças: os sistemas de imunidade celular e humoral das crianças são menos desenvolvidos e sem capacidade de resposta inflamatória exacerbada. Informam, no entanto, que mais estudos são necessários para explicar porque as crianças são menos susceptíveis à agressividade do coronavírus. A COVID-19 pode apresentar diferentes síndromes clínicas de gravidades variadas. As decisões terapêuticas, solicitação de exames e suporte ventilatório, são baseadas nesta avaliação. A avaliação clínica deve ser objetiva, focando na avaliação do padrão respiratório, buscando sinais de desconforto respiratório, ausculta pulmonar, além de verificar saturação de oxigênio e sinais de toxemia, ressalta o documento.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 1,18MB - 9 págs - 02 ABR 2020)
|
|
Medidas para o Pediatra relacionadas com a Pandemia do COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 31 MAR 2020)
Em 31 de dezembro de 2019, as autoridades da República Popular da China relataram à Organização Mundial da Saúde (OMS) vários casos de pneumonia de etiologia desconhecida em Wuhan, cidade localizada na província chinesa de Hubei. Uma semana depois, eles confirmaram que era causada por um novo coronavírus chamado SARS- -CoV-21 . A infecção causada por este novo coronavírus, o SARS-CoV-2, associa-se a amplo espectro de manifestações clínicas, denominada COVID-19, incluindo entre os casos sintomáticos sinais e sintomas similares aos observados em quadros de síndrome gripal, como tosse, febre, dor de garganta, coriza, assim como mialgia, cefaleia, vômitos, diarreia, podendo em alguns casos evoluir para quadros de pneumonia e complicações como síndrome respiratória aguda grave, choque séptico e falência multiorgânica.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,85MB - 7 págs - 31 MAR 2020)
|
|
O Aleitamento Materno nos Tempos de COVID-19!
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 13 MAR 2020)
O Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileirade Pediatria (SBP) vem, nesta nota, informar aos pediatras sobre como atuar na amamentação diante de casos de mães que estejam com suspeita ou infectadas pelo COVID-19. Até o momento não há documentação de transmissão vertical durante a gestação e nem no período neonatal, pela amamentação.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,83MB - 4 págs - 13 MAR 2020)
|
|
O Ano Letivo de 2020 e a COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 13 MAI 2020)
O ano letivo de 2020 mal começou e já foi interrompido de maneira traumática e repentina. Em atenção às legislações nacionais, estaduais e municipais as escolas tiveram que se adaptar às novas condições e exigências, programando e elaborando ações com pouco tempo de planejamento. Mais do que isso, as escolas passaram a atuar usando modelos e técnicas diversos dos habituais e já consagrados, com consequências ainda desconhecidas, mas, certamente, com impactos negativos que precisarão ser enfrentados, oportunamente, com esforços adicionais. Por serem indissociáveis, as questões educativas e pedagógicas sofrem e continuarão sofrendo fortes interferências do impacto da pandemia nas questões sociais, econômicas e, obviamente, de saúde na população inteira do país.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,91MB - 9 págs - 13 MAI 2020)
|
|
Obesidade em crianças e adolescentes e COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 10 ABR 2020)
De acordo com o documento, pacientes com obesidade têm maior risco de desenvolver complicações da COVID-19. A obesidade grave pode dificultar a realização de exames de imagem, a intubação traqueal e o cuidado de enfermagem, aumentando assim, o risco de complicações por infecções respiratórias como é o caso do novo coronavírus. Além disso, alguns desses pacientes possuem outras comorbidades sabidamente associadas a maior frequência de complicações pela COVID-19 como, por exemplo, diabetes mellitus e hipertensão arterial. Pacientes com obesidade de causa genética devem redobrar as medidas preventivas caso tenham complicações adicionais como, por exemplo, cardiopatia, diminuição da capacidade pulmonar, uso de traqueostomia, insuficiência adrenal e hipotonia muscular.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,86MB - 7 págs - 10 ABR 2020)
|
|
Os olhos e a COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 07 ABR 2020) Os dados existentes até o momento sugerem que a conjuntivite é um evento incomum no que se refere ao COVID-19. No entanto, como a conjuntivite é uma afecção muito prevalente, e temos na literatura a confirmação da presença do vírus na conjuntiva e na lágrima, não se pode afirmar que os olhos não sejam fonte de infecção, assim sugerimos proteção aos profissionais envolvidos, pontua a nota de alerta da SBP. Ainda de acordo com a nota, existe consenso entre a comunidade oftalmológica que pacientes com conjuntivite que concomitantemente apresentem febre e sintomas respiratórios possam representar potenciais casos de COVID-19.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,84MB - 4 págs - 07 ABR 2020)
|
|
Pais e filhos em confinamento durante a pandemia de COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 26 MAR 2020)
Diante da pandemia de COVID-19 é essencial o suporte das famílias na prevenção dos prejuízos à saúde e ao desenvolvimento das crianças. A necessidade de permanecer em casa foi uma medida extrema que modifica completamente o funcionamento da vida das famílias e certamente essa situação surgiu como um fator adicional e muitas famílias ainda não conseguiram se organizar nessa nova modalidade no dia a dia.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,82MB - 4 págs - 26 MAR 2020)
|
|
Prevenção e Abordagem da Infecção por COVID-19 em mães e Recém-Nascidos, em Hospitais-Maternidades
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 25 MAR 2020)
Para sistematizar fluxos assistenciais e práticas clínicas durante o período da pandemia pelo novo coronavírus, o Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta quarta-feira (25) a nota de alerta Prevenção e abordagem da infecção por COVID-19 em mães e recém-nascidos em hospitais-maternidades. O documento compilou informações técnicas baseadas nas melhores evidências disponíveis ou em painéis de especialistas e será atualizado de acordo com novos consensos, evidências científicas ou recomendações ministeriais de controle da doença.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,96MB - 7 págs - 25 MAR 2020)
|
|
Promoção de Saúde Mental em Tempos de COVID-19: Apoio aos Pediatras
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 29 ABR 2020)
Apoiar os pediatras na promoção e conservação de sua saúde mental, de suas famílias e dos diferentes grupos sociais aos quais prestam assistência. Este é o objetivo do documento elaborado pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A nota de alerta Promoção de Saúde Mental em Tempos de COVID-19: Apoio aos Pediatras foi organizada a partir de conhecimentos científicos atualizados, da prática clínica e de fontes gerais de informação. Segundo o documento, a atual pandemia de COVID-19 configura um trauma psicológico coletivo de dimensões muito amplas, pela enorme conectividade do mundo contemporâneo.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,95MB - 18 págs - 29 ABR 2020)
|
|
Recomendações sobre os cuidados respiratórios do recém-nascido com COVID-19 SUSPEITA ou CONFIRMADA
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 01 ABR 2020)
O documento aborda orientações relacionadas ao preparo do profissional de saúde para precauções de contato, cuidados de isolamento, retirada da paramentação e descarte dos materiais e equipamentos utilizados no atendimento do recém-nascido (RN) com COVID-19 suspeita ou confirmada na sala de parto e na unidade neonatal. O texto ressalta ainda que os equipamentos não descartáveis contaminados ou potencialmente contaminados (laringoscópio e lâminas, ventiladores manuais, etc.) não devem ser levados da área contaminada para uma área limpa, mas acondicionados e desinfetados seguindo diretrizes rígidas.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 2,33MB - 7 págs - 01 ABR 2020)
|
|
Sistematização da assistência de pacientes com COVID-19 no serviço de emergência pediátrica
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 20 ABR 2020)
Para realizar a organização estrutural e de fluxos, o documento indica promover estratégias claras de separação espacial dos fluxos assistenciais, por isso, pacientes com suspeita clínica de infecção por COVID-19 devem receber atendimento em áreas individualizadas pré-determinadas e bem sinalizadas por equipes específicas. Além disso, nas áreas de espera por atendimento (COVID-19), tanto pacientes quanto familiares, deverão receber e utilizar máscara cirúrgica durante todo o processo de espera e atendimento. Entre outras recomendações, os especialistas da SBP orientam que os horários de visita e liberação de informações sejam estruturados, procurando separar os públicos (COVID x não-COVID), e que todos os casos identificados devem sejam notificados.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 1,21MB - 15 págs - 20 ABR 2020)
|
|
Vitamina D e COVID-19
(Nota de Alerta - SBP Sociedade Brasileira de Pediatria - 21 ABR 2020)
Em função das várias dúvidas sobre a indicação de suplemento de vitamina D para aumentar a imunidade e proteger crianças e adolescentes da COVID-19, o Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou uma nota para orientar os pediatras a respeito do tema. A publicação ressalta que, apesar das evidências confirmarem a contribuição da vitamina D na modulação do sistema imunológico, o papel protetor contra infecções respiratórias virais apenas tem eficácia em pacientes com deficiência acentuada desse nutriente.
Download:
[ opção 1 ]
[ opção 2 ]
[ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 0,88MB - 7 págs - 21 ABR 2020)
|