Integrando Redes

 

Esse projeto vem de encontro com uma ampla necessidade, que abrange todas as áreas, atores, instituições que trabalham direta ou indiretamente com o elemento humano, o trabalho coletivo, participativo, colaborativo é, mais do que nunca, essencial.

Apesar dos grandes avanços conquistados com o advento do ECA, sabemos que ainda temos muito a avançar nessa área. Nenhuma organização social ou setor governamental, tem condições de dar conta dessa tarefa sozinho, é preciso unir esforços e nos organizar em cada cidade, em cada bairro, de uma forma conjunta e planejada, para que a proteção integral tenha chances de ser mais do que uma determinação da lei e se torne real.

Uma rede organizada inicia-se quando atores sociais, o poder público e a comunidade se reúnem para planejar e implementar projetos de forma colaborativa, utilizando seu potencial de mobilização. Não precisamos ser iguais, pensarmos igual, mas, desejar numa mesma direção faz a diferença. É um encontro de saberes e subjetividades em busca do mesmo objetivo.

Trabalhar em rede vai além da simples adesão, implica em romper paradigmas. Nas intervenções, todas as pessoas envolvidas devem escutar e serem escutadas, acolher e serem acolhidas. Para tanto, é necessário utilizar a “palavra” como intermediária das relação humanas e, como postura, o “dar lugar” aos sujeitos para seu desenvolvimento e expressão.

Esta forma de funcionar impele ao acolhimento e insere a dimensão do cuidar, do levar em conta aos outros e a si mesmo – nos seus limites e possibilidades, tornando as ações humanizadas.

 

SAIBA MAIS

O Ministério Público do Paraná, por meio da Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criança e Adolescente e Educação, oferta o mini-curso on-line “Ministério Público do Estado do Paraná e o diálogo com a Rede de Proteção".

A ação, que acontece em 4 encontros, busca promover a articulação e o acompanhamento da rede de proteção e dos dispositivos de controle social pelo MP.

Confira a Programação.

Orientações Práticas sobre o Trabalho em Rede - 1° Encontro - 19/05/2021
(Lançamento dos materiais orientativos)
Confira o vídeo
Apresentação
Materiais orientativos:

 

Atuação em Redes: Conceitos e experiências - 2° Encontro - 16/06/2021
(Apresentação dos conceitos de Redes e Redes de Proteção; desafios e estratégias para o trabalho intersetorial)
Confira o vídeo
Apresentação

 

Atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar na implementação da política da criança e do adolescente e a articulação com as promotorias da infância - 3° Encontro - 06/08/2021
Confira o video
 

A importância do Controle Social na garantia de direitos das crianças e dos adolescentes – 4° encontro – 08.10.2021

Confira o vídeo

 

 

[LIVE] Desafios da infância durante e após a pandemia - 12/05/2022

Com o objetivo de aprofundar a análise dos impactos da COVID-19 na vida de crianças e de adolescentes, bem como avaliar como funcionaram ou deixaram de funcionar as políticas públicas voltadas para a promoção e proteção dos seus direitos.

Convidado: Jelson Roberto Oliveira - Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR.

Confira o vídeo

 

 

MATERIAL DE APOIO

Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente de 2021

 

Manual: "Conhecendo a Rede de Serviços"

Manual: "Orientações sobre o Controle Social"

Manual: "Orientações sobre a Atuação em Rede"

Manual: "Procedimento Administrativo"

Cartilha: "Procedimentos Administrativos"

Cartilha: "Orientações para Conselhos da Área de Assistência Social"

Cartilha: "Conselho Tutelar: Perguntas e Respostas"

Cartilha: "Orientações Técnicas da Vigilância Socioassistencial"

Cartilha: "Orientações Técnicas sobre o PAIF - Volume 1"

Cartilha: "Orientações Técnicas sobre o PAIF - Volume 2"

 

BOAS PRÁTICAS

 

Clique e conheça os projetos:

 

Garantia de direitos

 

 

 

Integrando Redes

 

 

 

Socioeducação

 

 

 

Educação