Adoção: Especial Adoção do Instituto Geração Amanhã

O Instituto Geração Amanhã divulgou cinco boletins com o Especial Adoção de 2020 que, a cada semana, lançou um vídeo com as considerações de especialistas experientes e reconhecidos por atuarem junto à causa da adoção em suas áreas de conhecimento - além de documentos, infográficos e artigos sobre o tema.

Leia os boletins do IGA, na íntegra:

Veja também o Especial de Adoção do MPPR.

 

Especial Adoção nº 1

1 - A importância do preparo na adoção
“É preciso levar em consideração a história da criança que chega à família”.
No vídeo de estréia do Especial Adoção, Sara Vargas, Presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, fala sobre a importância do preparo pré e pós adoção e como ele é fundamental para adoções bem sucedidas.
 
Informações adicionais:

Especial Adoção nº 2

2 - Os GAAs - Grupos de Apoio à Adoção
“O Grupo de Apoio à Adoção tem um papel importante na nossa sociedade, particularmente na preparação dos pretendentes à adoção e fundamentalmente na questão do pós-adoção - que é quando a adoção realmente começa”.
No segundo vídeo do Especial Adoção, o Diretor da ANGAAD Paulo Sérgio, ensina os caminhos para quem pensa em montar um Grupo de Apoio à Adoção. E no final do vídeo ele deixou um check-list com os primeiros passos para essa estruturação.
 
Informações adicionais:

Especial Adoção nº 3

3 - Atitude Adotiva
“A Atitude Adotiva nos ensina sobretudo a respeitar as diferenças e singularidades do outro, a respeitar sua subjetividade e seu ser. Essa atitude deveria estar na fundamentação de toda a sociedade”.
Suzana Schettini, Diretora de Relações Públicas da ANGAAD (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção) compartilha sua vasta experiência sobre a temática da atitude adotiva: o que é e como podemos incorporar essa atitude na família e na sociedade como um todo.
 
Informações adicionais:

Especial Adoção nº 4

4 - Adaptação da Criança Adotiva
“Precisamos observar na criança o tempo de transição de uma história para a outra, tendo em mente que não é de imediato”.
Nesse vídeo Suzana Schettini, Diretora de Relações Públicas da ANGAAD (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção) fala sobre o tempo de transição da criança e sua adaptação à nova família. Também destaca a importância de conhecer as fases do desenvolvimento infantil e a necessária abordagem junto às escolas.
 
Informações adicionais:

Especial Adoção nº 5

5 - Devolução nas Adoções
“A estrutura pública não acompanhou o avanço social. Este contraponto de estrutura com a busca da adoção tem gerado de forma direta algumas questões que desembocam na devolução”.
Nesse vídeo o advogado e Vice-Presidente da ANGAAD (Associação Nacional de Grupos de Apoio a Adoção) Cláudio Medeiros, traz uma fala esclarecedora sobre a questão das devoluções nas adoções: porque acontecem e como lidar com o problema.
 
Informações adicionais:

 

Artigos:

  • Adoção Especial
    Embora seja minoria (4,3% aceitam crianças com deficiência física e 3,2% com deficiência física / intelectual), há proponentes dispostos e alguns deles determinados a se tornarem pais de menores com necessidades especiais, realizando assim a chamada Adoção Especial.
  • Adoção Tardia
    Observa-se nos infográficos que a grande maioria dos disponíveis para adoção (66,9%) está acima dos 6 anos, ou seja, sua adoção seria o que é considerada “adoção tardia”, que é o termo utilizado para indicar a adoção de crianças que já possuem um desenvolvimento parcial.
  • Atitude Adotiva
    A Atitude Adotiva nos ensina sobretudo a respeitar as diferenças e singularidades do outro, a respeitar sua subjetividade e seu ser. Essa atitude deveria estar na fundamentação de toda a sociedade.
  • Crianças em casa
    Os efeitos dessa quebra de rotina nos pequenos, que agora passam mais tempo dentro de casa, precisam ser avaliados e trabalhados. Para os pais, acaba sendo hora de tomar novas posturas e se reavaliar para que a convivência seja a melhor possível até que tudo volte ao normal.
  • Dados do acolhimento
    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou os dados consolidados e mais atualizados até agora do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), sobre a situação das crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sobre a adoção e o acolhimento familiar no Brasil.
  • Estresse tóxico na infância
    Estresse tóxico na infância: o que é, quais as consequências e como evitar
  • Famílias no Século XXI
    Você sabe o que significa a expressão “Uniões Plúrimas”? E “Família Anaparental”? A tradicional família, composta por pai, mãe e filhos, conhecida como família Matrimonial ou Nuclear, hoje divide espaço com as novas modalidades.
  • Os primeiros mil dias
    Saúde é um assunto sempre em alta, especialmente nos dias atuais. Vamos falar aqui sobre a saúde da mãe e, sobretudo, da criança nos primeiros mil dias de vida, ou seja, o período que vai da concepção do feto até os dois anos de idade.
  • Preparo para Adoção
    A importância do preparo para a adoção. Vamos falar de um tema extremamente importante para quem pretende se candidatar ou mesmo para quem já está na fila para se tornar pai e mãe pela via da adoção: o preparo para a nova realidade.
  • Suicídio de crianças
    Mundialmente, o suicídio está entre as cinco maiores causas de morte entre jovens com idade entre 15 e 19 anos, ficando no triste primeiro lugar em alguns países. O assunto deve ser tratado esclarecido com seriedade.

E-Books:

  • Diagnóstico sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento - 2020
    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou os dados consolidados e mais atualizados até agora do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), sobre a situação das crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sobre a adoção e o acolhimento familiar no Brasil.
  • Guia da Adoção
    Guia da Adoção - O guia definitivo para quem pensa em adotar, é a mais nova publicação do Instituto Geração Amanhã, com dicas, orientações e temas abrangentes sobre os momentos pré e pós adoção.

Infográficos:

  • Perfil das adoções no Brasil
    Para termos um panorama geral do perfil das adoções no Brasil, apresentamos um infográfico com os dados das adoções realizadas de janeiro de 2019 à abril de 2020.
  • Perfil das crianças disponíveis para adoção
    Neste infográfico vamos conhecer o perfil das crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Dados do Conselho Nacional de Justiça em 11 de Maio de 2020.
  • Perfil dos pretendentes à adoção
    Conheça os desejos e características dos pretendentes habilitados para adoção. Dados do Conselho Nacional de Justiça em 18 de Maio de 2020.

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Adoção   (índice)
»   Adoção:   Perguntas Frequentes
»   Consultas:   Adoção
»   Publicações:   Adoção

Download:   (arquivos PDF)
»   Diagnóstico sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento - 2020
»   Infográfico:   Perfil das adoções no Brasil
»   Infográfico:   Perfil das crianças disponíveis para adoção
»   Infográfico:   Perfil dos pretendentes à adoção

Referências:   (links externos)
»   Acolhimento Familiar   (site do IGA)
»   Adoção Passo a Passo   (site do IGA)
»   ANGAAD - Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção
»   Especial Adoção nº 1   (IGA)
»   Especial Adoção nº 2   (IGA)
»   Especial Adoção nº 3 e 4   (IGA)
»   Especial Adoção nº 5   (IGA)
»   IGA - Instituto Geração Amanhã
»   YouTube - Canal IGA   (Instituto Geração Amanhã)