PAIF é no CRAS, PAEFI é no CREAS 07/11/2023 - 16:38

O SUAS se estrutura por meio de níveis de proteção, os quais se dividem em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de média e alta complexidade.

Para efetivar as ações definidas para essas proteções, estão previstos dois serviços de execução obrigatória, sendo eles o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e que têm por finalidade auxiliar as famílias e atuar na prevenção da ruptura de vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Já na proteção social especial de média complexidade temos o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), voltado às famílias e aos indivíduos em situação de riscos ou com direitos violados, tais como violência física e/ou psicológica, negligência, violência sexual (abuso e/ou exploração sexual), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção, tráfico de pessoas, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras. O serviço visa auxiliar, orientar e acompanhar as famílias no processo de superação desse quadro, por meio da garantia de direitos, da manutenção e do fortalecimento das relações familiares e comunitárias. As ações do PAEFI são executadas no âmbito dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Ainda que os serviços tenham funções e unidades distintas, cabe destacar que devem atuar de forma articulada, com fluxos de referência e contrarreferência.

Para saber mais, acesse a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais