Sobre o Curso

Atos de improbidade administrativa podem acontecer em todas as esferas da administração pública e nem sempre são decorrentes de má-fé, podendo ter origem no desconhecimento das leis. Alguns claramente afrontam a moralidade pública. Já outros podem parecer inofensivos, pois estão incorporados à rotina (são situações como usar o carro da prefeitura para assuntos pessoais e imprimir trabalhos escolares na repartição pública), mas também são lesivos.

Com o objetivo de levar esclarecimentos sobre o assunto a servidores e agentes públicos municipais, estaduais e federais e a pessoas que direta ou indiretamente contratam com a administração pública, o Ministério Público do Paraná idealizou o curso “Agentes da cidadania”. Ele é composto por dez vídeos curtos sobre corrupção, ética, boas praticas públicas, licitações, contratos administrativos, improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, com carga horária de 8 horas.

O curso do projeto “Agentes da Cidadania” é totalmente on-line, gratuito e gera certificação mediante testes aplicados após cada uma das dez videoaulas. Além desse recurso audiovisual, o curso oferece material digital de apoio e links para aprofundamento nos temas abordados que podem ser úteis no cotidiano de servidores.

 

linha divisória

 

É muito simples participar

 

1. Inscreva-se aqui.

2. No processo de inscrição, se você for servidor do MPPR, basta usar o e-mail institucional; se não for, mas tiver uma conta no google, escolha a opção “autenticar usando sua conta em:”; agora, caso não tenha uma conta gmail, clique em “nova conta” e faça o seu cadastro.

3. As aulas e os conteúdos são livres, mas somente quem concluir os 10 testes com aproveitamento de 50% (um por aula) receberá a certificação da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, correspondente a 8 horas de um curso de extensão.

4. Assista as videoaulas uma de cada vez e faça os testes correspondentes àquela videoaula que acabou de assistir. Assim, o conteúdo não cairá no esquecimento e seu desempenho será melhor!

5. Ao concluir as dez videoaulas e os respectivos testes com aproveitamento de 50%, você deve responder à pesquisa de opinião na própria plataforma. Após isso, basta clicar em emitir seu certificado.

 

linha divisória

 

Informações

 

Qualquer dúvida, entre em contato com a ESMPPR pelo e-mail escolasuperior@mppr.mp.br
ou pelos telefones (41) 3250-4800 e 3250-4820.